Forum do PortalGraphics - Índice Forum do PortalGraphics
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Como um software CAD trabalha 'em Rede' ?

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum do PortalGraphics - Índice -> DataCAD - Suporte Técnico Versões Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1383
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 10:57 am    Assunto: Como um software CAD trabalha 'em Rede' ? Responder com citação

Como um software CAD trabalha 'em Rede' ?

Um software CAD funciona de forma diferente de um programa de banco de dados. Ambos funcionam em rede, em tese, mas cada um deles tem natureza bem diferente. Veja as razões para esta diferença.

Duas Naturezas Distintas - um software de Banco de Dados e um desenho em CAD

No caso do software baseado em banco de dados, que normalmente opera "em rede", sua base de dados fica realmente "no servidor" e portanto o que você faz é uma pesquisa ou uma intervenção parcial na base de dados, pedindo e recebendo uma informação ou atualizando outra, e nunca de fato trabalha "em cima" da base de dados.
Se o operador por acaso cometer um equívoco num dado qualquer, terá alterado apenas aquela parte de um registro específico.

Num desenho de CAD, ao contrário, você de fato trabalha sobre a base de dados integral. Tanto isso é importante que se você quiser, pode simplemente substituir "todo o conteúdo" do seu desenho (a sua base dados) sem deixar rastro do existente anteriormente.
Enquanto isso, em programas baseados em banco de dados convencional isso nunca é liberado para ninguém, exceto o Gerente do banco de dados, o que requer privilégios radicais.

Veja a importância que é operar um arquivo de desenho em uma rede.

Limitações das Redes Locais (também chamadas domésticas)

Outro fator essencial é que numa rede local, da modalidade chamada "peer-to-peer", que não tem segurança especial, cada máquina que se loga recebe um endereço de acesso individual, dependendo do computador para quem esta teve liberado o acesso.
Por exemplo: a máquina operada pelo "Paulo" pode ser denominada máquina "U:/" quando foi mapeada pela máquina da 'Maria' e como "X:/" quando foi habilitada pela do colega 'João'. Isso tudo dentro da mesma rede.
Este 'endereço' varia conforme as máquinas mapeadas e a configuração de máquinas ligadas com acesso à rede no instante da configuração.

Ao abrir um arquivo de desenho, o sistema cria um arquivo LOG que informa onde este se encontra naquele instante. Assim, o arquivo temporário é que armazena a informação ao fechar o desenho. Quando for abrir novamente o desenho é comum que este nome de máquina da rede seja outro, e naquele instante o software não consegue se identificar na rede local.
Isso é ainda mais comum quando se usa máquinas portáteis (notebooks) para trabalhar, logado em uma rede.

Por essa razão, nunca se recomenda trabalhar com o arquivo em 'outra máquina' mesmo dentro de uma rede. Para trabalhar com um desenho em CAD recomenda-se trabalhar sempre na máquina 'local' ou seja, na sua estação de trabalho. Desta forma qualquer modificação que for feita no desenho o será na 'sua' máquina local.

Conclusões:

Use o servidor somente para armazenar a cópia de segurança (cópia de backup) do seu desenho e nunca para trabalhar nele.

DataCAD tem Segurança Própria Bem Resolvida
O DataCAD tem um extenso sistema de segurança próprio, mantendo até 7 cópias do mesmo arquivo de desenho disponíveis enquanto você estiver editando o seu desenho.
E no final, ao ser fechado esse desenho, além das cópias de backup na pasta de trabalho, o DataCAD ainda vai criar uma outra cópia adicional, chamada de backup por sessão em uma pasta segura, que é definida por você, no menu Ferramentas/Geral/Backup Sessões.

Este recurso de 'Backup por Sessões' pode manter (por sua escolha) até os últimos 10 dias das versões do mesmo desenho, e você pode recuperar as informações sem risco de perda dos dados.
Neste caso sempre haverá uma cópia nova estável para ser trazida de volta para recuperar informações anteriores. A perda assim é bem pouco provável.

Bom trabalho.
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum do PortalGraphics - Índice -> DataCAD - Suporte Técnico Versões Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil