Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Ganhe Precisão nas Medidas

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 1:03 pm    Assunto: Ganhe Precisão nas Medidas Responder com citação

Olá,

Há poucos dias uma cliente nos enviou a seguinte mensagem:

Citação:
Sempre tenho problemas com dimensões. Arbitro elas pelo teclado, mas sempre dá diferença...
Qual a melhor maneira de desenhar para que isso não aconteça ?
Como devo proceder ? Usar padrão ABNT ?
Mesmo assim tive problemas na soma das cotas... Ajusto sempre para metros, coloquei o valor do passo para 0,01 e deixei o salto do cursor ligado, mas sempre tenho problemas com isso. Gostaria que vocês me dessem uma luz.


Junto com a mensagem a cliente enviou um desenho com a planta-baixa, na qual assinalou algumas dimensões que aparecem ressaltadas, com êrros evidentes, como você pode conferir aqui na imagem:



Nossa primeira ação foi identificar a unidade de medida usada pelo cliente, que era de Metros, com duas casas decimais.



Fizemos inicialmente uma alteração temporária na Unidade de Medida, passando do Metro para o Centímetro, para examinar como ficaria o resultado.

Quando a unidade fica em Centímetro aparece facilmente a razão do êrro:



Explicação:
O problema se deveu ao fato de fazer o traçado das paredes mantendo o salto do cursor (snap) desligado. Observe que não há problema de desligá-lo para facilitar o deslocamento do cursor pela tela no uso corrente, mas na hora de traçar um elemento ou uma distância, o salto deve ser religado.

No desenho normal, não pode haver qualquer diferença de dimensões, seja usando a unidade do Metro ou do Centímetro. Igualmente, usando a simbologia de medidas no Padrão ABNT o resultado ficará igual, e absolutamente preciso.


Recomendo que o usuário mantenha sempre ligado o salto do cursor (snap=sinal 's' em maiúsculo) quando fizer um novo traçado. O salto do cursor é ligado e desligado com a letra x minúsculo.



Por padrão o ajuste de valor para o salto é de 5cm e se quiser você pode definir até em 1cm, mas, procure não deixar desligado, pois a precisão do sistema é muito rigorosa e vai refletir a aproximação como não exata. Para escolher um novo valor para o salto do cursor a tecla-rápida é s minúsculo.

Nota: Observe que na hora em que você está selecionando entidades, o salto do cursor é automaticamente (temporariamente) desligado. Esta é outra definição inteligente no DataCAD, que torna mais confortável o seu trabalho.



O sistema respeita a sua escolha, portanto, se você mantiver desligada a opção do salto do cursor o software considera uma escolha intencional e assim irá atribuir a localização dos objetos, paredes e linhas na posição exata que você escolheu. Neste caso você poderá enfrentar problemas no arredondamento.

Assim, para garantir a precisão no seu projeto, recomendo manter sempre esta chave ligada.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sandra



Registrado: 25/09/06
Mensagens: 3
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Dez 04, 2009 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel!
Sobre esta questão de precisão. faço a seguinte pergunta:
Qual a melhor cor de tela para uma melhor visualização do trabalho?
Olhando os tutoriais com tela na cor branca, tenho a impressão de que facilita e muito.. O que acha?
Mas para isso precisaria alterar as cores de meus projetos e também a tábua de penas.
Abraço
Sandra Nedel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Dez 05, 2009 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Sandra escreveu:
Olá Miguel!
Sobre esta questão de precisão. faço a seguinte pergunta:
Qual a melhor cor de tela para uma melhor visualização do trabalho?
Olhando os tutoriais com tela na cor branca, tenho a impressão de que facilita e muito.. O que acha?
Mas para isso precisaria alterar as cores de meus projetos e também a tábua de penas.

Olá Sandra,

Essa é uma boa pergunta. E não sei se há uma resposta definitiva, pois acredito que a escolha pode ser feita por preferência pessoal, na maior parte das vezes.
Tenho preferência por utilizar o fundo em Preto para o trabalho do dia-a-dia, enquanto para os tutoriais tenho usado a cor Branca.

Observei que quando trabalho muitas horas na frente do monitor a tela escura é menos agressiva aos olhos do que a tela clara. Assim, preferi ficar com a cor preta nas configurações padrão de instalação.
Mas, essa escolha é fácil e você pode fazer a mudança, se desejar. A rigor, das 15 cores básicas, apenas 1 (amarela) para quando o fundo é branco, e outra (cinza escuro) para o fundo preto, teriam que ser remanejadas. Todas as demais dão um bom contraste com o fundo, seja claro ou escuro.

Com relação aos tutoriais, observei que a impressão das imagens com fundo preto é menos clara do que ao usar fundo branco, além de ter também um motivo bem prosaico para usar fundo branco nas imagens: evitar que você acabe com a carga de tinta da sua impressora se quiser imprimir o tutorial. Fiz essa "descoberta" por mim mesmo quando desejei imprimir alguns tutoriais e percebi que mesmo a impressora laser deixava a imagem pouco esclarecedora, além de imagens escuras não serem muito agradáveis para ler.
A partir dessa descoberta passei a criar os Tutoriais com captura das telas com o fundo Branco.

Mas foi apenas para essa finalidade. Nos filmes dos Cursos de Treinamento a Distância continuo usando fundos em Preto, pois as aulas são assistidas diretamente no monitor e é mais harmônico para quem pára o filme e passa para o programa, para conferir o item de aprendizado proposto naquela etapa do curso.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil