Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Icones - Preferencial

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2008 12:25 am    Assunto: Icones - Preferencial Responder com citação

Olá Miguel,

Na versão 12.7 no Bloco Padrão Preferencial não está faltando o ícone - Copiar Entidades... - entre os ícones Área de Transferência e Colar?



Um abraço,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2008 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Tua observação está correta, Henrique.

Esta remoção de ícones foi intencional, e teve o objetivo de abrir espaço na barra superior para a nova barra de renderização.



Minha intenção foi de manter ali os ícones que são muito utilizados no dia-a-dia, removendo aqueles cujos comandos costumam se acessados de outra forma.
Este ícone Copiar é de uso exclusivo para a Área de Transferência e seu acesso continua disponível de muitas outras formas, como no menu Editar e no menu principal da barra vertical, opção S5, além da tecla rápida Ctrl+C. Por este motivo achei que não se perderia em produtividade.

Além do Copiar, foram removidos também os 3 de inserção de Hiperlink, Bitmap e Arq. de Referência, que são funções menos frequentes e que costumam ser executadas a partir do menu superior Inserir.

Sempre haverá discussão e preferências para o acesso aos comandos, e seria ótimo ter todos os comandos à mão para ser acessados num só clique. O problema, nesse caso, é que você vai acabar reduzindo a tela de desenho e comprometer a produtividade real.
Por essa razão, tenho preferido manter o layout de uma forma equilibrada, deixando o máximo de espaço útil na tela para o desenho, e trazendo as funções de uso mais corrente.

As opções de uso de múltiplos monitores, no entando, tem aberto perspectiva para quem tiver uma boa placa de vídeo com saída dupla, para experimentar esta nova forma de expandir a área de trabalho. Veja este outro tópico aqui no forum sobre o assunto: http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=47

Por ora, se você quiser restaurar a apresentação dos ícones na barra superior o caminho é bem simples, e só requer um pouco de atenção.

O arquivo que define o que será apresentado na tela do DataCAD se chama DCADWIN.INI, é um arquivo em formato texto-puro, e está localizado na raiz da instalação do DataCAD 12, como você pode conferir aqui:



Feche o DataCAD e pelo Windows Explorer entre na pasta raiz da instalação do programa.
Atenção: antes de mexer no arquivo DCADWIN.INI crie uma cópia de segurança na mesma pasta, para poder corrigir um eventual um êrro acidental. Este arquivo contém muitas definições de operação para o software, e se for mal configurado pode trazer dor de cabeça no uso do programa.

Dê um duplo-clique sobre o nome do arquivo DCADWIN.INI e ele abrirá com o Bloco de Notas do Windows numa tela contendo as linhas de comando.



Procure a secção
Código:
[Standard Toolbar]

e na linha
Código:
STD_Copy=FALSE

troque para
Código:
STD_Copy=TRUE


Salve o arquivo e feche o DCADWIN.INI.
Reinicie o DataCAD e você terá o ícone novamente na tela.
Você só tem que destravar as barras, no menu Vistas -> Travar Barras de Ferramentas, reajustar o posicionamento e travar novamente as barras no menu Vistas.

O livro DataCAD Avançado traz diversas sugestões de melhorias de produtividade: http://www.datacad.com.br/liv_avancado_dc12_detalhado.htm
Confira no capítulo 8 - Personalizando o DataCAD para aprender esse e outros recursos que você mesmo pode fazer.

No futuro poderá haver um incremento de automação para adicionar e remover ícones da tela, mas isso ainda não é prioridade para operação do software. A equipe prefere gastar seu tempo incorporando melhorias reais nas funções de produtividade do software como tem feito continuamente.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel

Acho que os 3 ícones possuem uma relação, uma sequência, resolvi incluir novamente o ícone Copiar. Os demais citados por você realmente são pouco utilizados e permaneceram desligados.
Como tenho preferência pela utilização de ícones eu criei, já algum tempo, uma barra, que chamei de atalhos, com mais de 17 ícones que eu mesmo desenvolvi, que me facilita e abrevia muito o acesso aos comandos.

Obrigado,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Henrique S. Badalotti escreveu:
...Como tenho preferência pela utilização de ícones eu criei, já algum tempo, uma barra, que chamei de atalhos, com mais de 17 ícones que eu mesmo desenvolvi, que me facilita e abrevia muito o acesso aos comandos.

Concordo com o teu ponto de vista, Henrique.

Criar um ambiente familiar é a melhor forma de melhorar a produtividade.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil