Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Pirâmide

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Carlos Ciffoni



Registrado: 15/09/06
Mensagens: 421
Localização: Várzea Paulista, SP

MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2007 5:49 pm    Assunto: Pirâmide Responder com citação

Existem diversas maneiras de se criar construções na forma de pirâmide; tudo irá depender do grau de detalhamento que você queira. O mais simples é utilizar a ferramenta de criação de placas/inclinadas, desde que o ângulo entre o plano do solo com a inclinação das faces, não seja maiores que 45°, isto porque dependendo da espessura da parede, o vértice poderá ter uma face ultrapassando a outra.
Antes de iniciar o desenho, crie cinco “Layers” sendo uma para as linhas auxiliares, uma para o solo e quatro para cada uma das faces.
Para este tutorial, ajuste o z-Base = 0 e z-Altura = 5,00; na layer auxiliar, construa um polígono retangular com a medida 10m x 10m, tomando cuidado de marcar a opção que deixa ativo o ponto central de atração do cursor.


Feito isto, vá até a ferramenta placas/inclinadas, marque F4 –(Tria Inf), F0 – (Perpend) e ajuste a espessura da parede S2, neste caso 0,20.
Layer “face 1” ativa, desenhe a primeira face pela base, utilizando-se da aresta do polígono criado para atrair o cursor e terminando no ponto central; vá para a outra layer “face 2” e faça o mesmo e sucessivamente para as demais.


Você notará que as faces não estão perfeitamente “grudadas” umas com as outras, isto porque a placa inclinada é feita pelo lado inferior,

necessitando assim,

colocarmos a imagem em vista frontal e com a ferramenta mover 3D, unir as faces da esquerda e direita com a central, depois coloque em uma vista lateral e faça o mesmo.
Volte à vista ortogonal, deixe ligadas as layer da face que está à direita da pirâmide e a layer auxiliar; vá na janela “Caixa de Ferramentas” e acesse “Esquadrias 3D”; na opção F5 Janelas, ative F2 Elevação, faça o mesmo com Portas.
Procedimento básico: Posicione o desenho na vista isométrica, e na opção Vistas 3D, F0 Plan 3Pts e com o cursor 3D clique nos vértices para deixar a face como em vista ortogonal


– Para quem não souber como se faz, vide manual do curso de “Modelagem em 3D para Maquete Eletrônica” de autoria do Engº Miguel Palaoro, na página 98.
Vamos agora traçar as linhas auxiliares para posicionamento das esquadrias e vãos, para isso, limpe a layer auxiliar e torne-a ativa; desenhe uma Linha 3D paralela à base da face, a uma distância de 0,015 desta – esta será a nossa linha de referência.
Como vocês devem ter notado, as faces desta pirâmide formam um ângulo de 45° com o plano do chão, e neste caso, todos os elementos perpendiculares a este plano, terão uma projeção sobre as faces da pirâmide na proporção de 1 para 1,4142 (trigonometria – Tio Pitha). No caso, a altura utilizada como referência para as esquadrias e vãos foi de 2,10m para total e 1,20m para o peitoril. Aplicando-se o índice de proporcionalidade acima, copie a linha auxiliar de referência no sentido do eixo “Y”, a uma distância de 2,97m para altura total e 1,70m para o peitoril. A partir do vértice superior, desenhe uma linha 3D perpendicular à base da face que será nossa base para a largura dos vãos e esquadrias.Neste exemplo, copiei esta linha 1m para a esquerda e 1m para a direita ficando todos os vão com uma largura de 2 metros. Salve seu projeto e guarde bem o conteúdo desta layer, pois servirá de base para todas as faces.


Torne ativa a layer da face ligada, ajuste z-Base para 0,00 e z-Altura para 0,20; ferramenta placa/retangular, tomando como referência as linhas, faça o seu vão – porta ou janela; desligue a layer auxiliar e procedendo da forma usual para a geração de “vazios”.

Caso você queira inserir esquadrias na face, com a mesma inclinação como se fosse uma clarabóia, este é o momento: Acesse “Caixa de Ferramentas”, esquadrias 3D, entre na opção desejada, Janelas ou Portas – que já foram ajustadas para elevação –, ajuste a espessura da parede (0,20) e posicione a esquadria.


Entre no O2C para verificar se não ficou nada “estranho”, se tiver tudo Ok, ligue as layer das faces, colocando o projeto na vista ortogonal, ative a ferramenta “rotacionar”, ângulo de 90°, centro no vértice superior, rotacione todo o conjunto menos o conteúdo da layer auxiliar que deverá permanecer desligada durante este processo.
Agora você terá uma nova face a esquerda do desenho, repita o procedimento básico até completar todas as faces.


Para colocar as esquadrias na vertical, acesse a ferramenta S9-Vistas 3D/F7-Elevação/F1-Nova Elev, posicionando o cursor na parte superior e externa do vão e para cima, de tal forma que a vista fique frontal. Agora é só acessar “Caixa de Ferramentas”, esquadrias 3D, entre na opção desejada, Janelas ou Portas e posicioná-las.


Para os arremates das portas e janelas, todos os procedimentos estão detalhados no curso de “Modelagem 3D” no mais, e só fazer o piso e enfeitar (Texturas, símbolos, etc.).

_________________
Antonio Carlos Ciffoni - Engenheiro Agrimensor
Várzea Paulista, SP
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
llwendt



Registrado: 20/10/08
Mensagens: 60
Localização: Canoas, RS

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2015 10:11 pm    Assunto: Imagens Responder com citação

Boa noite,

Não consigo ver as imagens..


Como faço para ver?

abs

Leandro
_________________
Leandro Leão Wendt
Engenheiro Civil
Canoas, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Carlos Ciffoni



Registrado: 15/09/06
Mensagens: 421
Localização: Várzea Paulista, SP

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2015 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro, acho que somente o Miguel pode explicar e recuperar as imagens, não sei como fazê-lo,
_________________
Antonio Carlos Ciffoni - Engenheiro Agrimensor
Várzea Paulista, SP
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil