Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Bricsys CEO: Como a Bricsys Planeja Conquistar o Mundo 3D

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 4:28 pm    Assunto: Bricsys CEO: Como a Bricsys Planeja Conquistar o Mundo 3D Responder com citação

Bricsys CEO Responde: Como a Bricsys Planeja Conquistar o Mundo 3D
Upfont.eZine - Edição #896> 04 de abril de 2016
Texto original (inglês): http://www.upfrontezine.com/2016/04/bricsys-ceo-responds-how-bricsys-plans-to-conquer-3d.html

Editorial Convidado, por Erik De Keyser

Ralph Grabowski: Em sua resposta ao meu artigo em duas-partes "Como a Bricsys Planeja Conquistar o Mundo 3D", o CEO da Bricsys Erik de Keyser expõe seu plano para atacar setores verticais carentes de serviços utilizando a tecnologia única de sua empresa de modelagem direta variacional em 3D e investindo 40% das receitas em P&D - ao mesmo tempo gerenciando uma organização extremamente enxuta em que menos de 100 funcionários servem a 250.000 clientes.


Interessante o seu artigo - com exceção da citação, "Eu pretendo fazer BricsCAD o número 1 em 3D até 2020," o que de fato me fez engasgar no meu café da manhã, porque eu nunca disse isso. O objetivo de estar em uma posição nº 1 em 3D é para mim irrelevante, mesmo se esta fosse possível em algum momento. Eu não espero que Dassault ou Siemens ou Autodesk encolham tanto assim até 2020!.

Mas eu concordo com muitas de suas análises, e por isso quero esclarecer o que fazemos, e como o fazemos.

Nosso plano é entrar passo-a-passo em mercados verticais específicos onde podemos fazer a diferença com a nossa tecnologia de modelagem direta variacional 3D. Nesses mercados, sim, pretendemos atingir uma posição de vanguarda. Assim, nossos desenvolvimentos em chapas metálicas e BIM não estão lá para encorajar desenvolvedores ou para impressionar clientes potenciais (como você sugeriu), mas pretendemos que estes produtos sejam realmente os melhores da sua classe. Permita-me explicar como.

Desenvolvimento do Sheet Metal

Apesar de sermos a empresa mais jovem no campo do design e projeto de chapa metálica, hoje podemos suportar qualquer tipo de comparação com todos os concorrentes bem conhecidos. Nós modelamos com rapidez e precisão. Por exemplo, o módulo BricsCAD Sheet Metal tem recursos de desdobramento para dobras em loft que nenhum outro software tem. Recentemente, acrescentamos processamento para desdobrar em lote para grandes montagens, o que avisa quando este verifica erros que tenham sido cometidos durante a modelagem.

Uma peça de chapa metálica modelada no BricsCAD pode ser importada para sistemas CAM sem a necessidade de remodelar, seja parcial ou totalmente; esta pode ser processada imediatamente na usinagem. Isso parece normal para mim, mas peça aos fornecedores de software CAM sobre as principais soluções conhecidas, e eles vão dizer-lhe que isto não é uma prática padrão.

Este é o nosso primeiro produto de chapa de metal, e vamos continuar no campo, com certeza. Você pode conferir nossos filmes sobre quão bem ele funciona em https://www.youtube.com/results?search_query=bricscad+sheet+metal.

Desenvolvimento de BIM

Os três principais produtos BIM [Building Information Modeling] que são encontrados em todo o mundo são Revit, ArchiCAD, e VectorWorks, e todos têm uma longa história na área. Nenhum dos três é baseado no formato e nos comandos .dwg, embora o mercado AEC [Arquitetura, Engenharia, Construção] seja o maior ambiente de formato .dwg entre todos.

Estes pacotes de software remontam a uma era anterior à qual a modelagem direta tornou-se amplamente aplicada. Através do SketchUp (um grande produto) todo mundo aprendeu como é fácil fazer a modelagem direta. Mas, SketchUp não é um modelador de sólidos nem um pacote CAD preciso, e falta a este as ferramentas para modificar os modelos rapidamente durante o processo, quando necessário.

Na fase conceitual, a maioria dos projetos são modelados em primeiro lugar no SketchUp, e depois que o trabalho for aprovado, tudo precisa ser redesenhado a partir do zero novamente no Revit, para então produzir um modelo BIM completo. Para detalhamento final, AutoCAD ou BricsCAD tem sido usado em muitos casos. Assim, desenhos viajam dos formato SKP para RVT e para DWG com uma enorme perda de inteligência.

Em contraste, nossa plataforma BIM no BricsCAD unifica todas essas etapas em uma única operação integrada, utilizando apenas formato .dwg, em ambiente de software familiar. Para clientes de AEC familiarizados com os comandos e formato .dwg, é um passo fácil de tomar.

BricsCAD BIM está em seu estágio final de desenvolvimento, e nós planejamos uma grande atualização com a V17 no próximo mês de Outubro. Em breve vamos entregar APIs [Interface para Programação de Aplicações] que permitem que aplicações de terceiros tomem parte em nosso processo de implementação de BIM, e forneçam todos os extras necessários pelos usuários. Não teríamos entrado no mercado BIM, a menos que estivéssemos convencidos de que poderíamos entregar um grande produto.

Tendências em BIM
Deixe-me apontar para um recente relatório de analista, "CAD TRENDS 2016" de http://www.business-advantage.com/CAD-Trends-Results-2016.php. Págs 7-9 relata a evolução do conhecimento de BIM e a taxa de adoção para o BIM: em 2016, a taxa de conhecimento é 46% e a taxa de adoção é de 19%. Nos últimos três anos ela cresceu, mas dificilmente podemos chamá-la de uma grande mudança.

Esta é a minha análise da lentidão na taxa de adoção: as soluções oferecidas hoje ao mercado, direcionadas aos usuários AutoCAD são muito complexas para adoção. Uma solução para a complexidade está na formação, que é muito custosa, e resulta em pequenos grupos de especialistas em cada empresa. Costumamos considerar que a maioria dos usuários de AEC ainda usa software com comandos e formato .dwg e assim estamos na linha da frente para atrair uma parte substancial do futuro crescimento nesse mercado, porque somos os únicos a oferecer uma solução BIM no tão popular formato .dwg.

Mas nós oferecemos apenas na condição de termos a tecnologia que inclui os seguintes critérios:
• É intuitivo e rápido de aprender
• Abrange todas as necessidades, desde a concepção inicial até a fase de as-built
• Tem um forte componente de colaboração SaaS [Software as a Service = Software como um Serviço] que atende integralmente padrões como IFC e COBie [Construction Operations Building Information Exchange = Troca de informações em Operações de Construção]
• Oferece licenciamento flexível e híbrido para uso do software em desktop e com base na nuvem
• Oferece um ecossistema de aplicações verticais que servem a usuários internacionais e regionais
Estamos trabalhando com atenção simultânea a todos esses critérios, e não se vê qualquer deles fora do alcance para nós.

Colaboração com Chapoo, Tradutor Communicator

Como disse, uma solução BIM precisa também de uma plataforma de colaboração. Estamos estendendo os recursos do Chapoo para que seja nosso servidor de modelos para colaboração em BIM. O Chapoo pode ser estendido para PDM [Product Data Management = Gerenciamento de Dados do Produto] e PLM [Product Lifecicle Management = Gerenciamento de Ciclo de vida do Produto]. Essa é uma das coisas que está na lista prioritária. Todas as funções do Chapoo estão disponível na API REST [Transferência de Estado Representaciona] para desenvolvedores independentes.

Você mencionou corretamente a nossa abordagem universal para permitir a importação e exportação direta de modelos 3D com o nosso módulo Communicator. Você pode importar quase todos os modelos 3D de mecânica para dentro do BricsCAD. Neste momento, este se torna um modelo .dwg completo, que pode ser editado com operações de modelagem direta, pode ser seccionado e anotado dentro de um ambiente que é familiar para a maioria dos usuários no mercado. Os modelos 3D podem ser exportados de volta para CATIA, NX, Creo, STEP, etc. Isso torna BricsCAD uma plataforma de troca acessível para a grande maioria do mercado.

2D e Nuvem
Neste momento continuamos a ampliar as capacidades 2D da plataforma BricsCAD.

Além das melhorias para a nossa tecnologia 3D, vamos avançar para novas categorias verticais 3D, assim que vermos oportunidades de sucesso.

Quanto à acepção "tudo na Web, apenas na Web" a Bricsys tem se preparado com dedicação, e está perto de anunciar novidades. Esperamos que esta seja uma oferta que complemente a necessidade de nossos usuários. Hoje, não vejo necessidade de ofertas baseadas apenas na nuvem; em algumas circunstâncias, usuários podem precisar de CAD baseado em nuvem e combinar sua execução juntamente com licenças em desktop. Temos certeza de que podemos oferecer isso também, com estabilidade e performance.

Sobre Nosso Marketing
Quando se trata de marketing, é um fato que a Bricsys tomou um caminho diferente da SpaceClaim. Decidimos crescer organicamente (sem rodadas de dinheiro de investidores [como SpaceClaim e Onshape]). Nós de fato preferimos investir pesadamente em P&D [Pesquisa e Desenvolvimento], e menos em marketing. É uma escolha que fizemos para crescer mais lentamente, para em seguida entregar mais.

Como resultado, nós construímos uma empresa sólida, rentável, livre de dívidas, controlada por pessoas Bricsys, além de um ecossistema com mais de mil aplicações desenvolvidas por terceiros. Escondido da vista pública está o nosso sistema de CRM [Customer Relationship Management] desenvolvido pela nossa equipe interna e baseado em nuvem, que é a espinha dorsal do nosso muito enxuto modelo de crescimento. Ele permite automatizar todos os nossos processos de negócios e uma excelente ligação com parceiros e clientes. Podemos ampliar nosso negócio para o crescimento futuro, enquanto mantemos o mínimo na sobrecarga de custos. Pelo que me lembro, upFront.eZine referiu há algum tempo atrás em relação ao nosso sistema de Suporte Técnico como provavelmente sendo o melhor na indústria, e ainda o temos melhorado desde então.

Entramos no mercado dos EUA só recentemente, de propósito. Temos apenas uma chance de fazer isso direito, e por isso nós preferimos trazer tecnologia avançada, produtos sólidos, uma espinha dorsal sólida com um sistema de suporte em nível de excelência, e ter algumas pessoas experientes no campo local, antes de iniciar o marketing em grande escala. Você está certo de que ainda somos quase desconhecidos na América; vamos ver o que acontece a seguir.

http://www.bricsys.com
[Erik De Keyser é CEO da Bricsys, fica localizado em Gent, na Bélgica.]

Mais notícias da Bricsys: http://www.portalgraphics.com.br/farol/portalgraphics/blog/noticias/assim-e-como-bricsys-avanca-com-decisao-na-area-do-3d/376
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil