Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Porque Parametrizar o Desenho no BricsCAD ?

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2012 4:03 pm    Assunto: Porque Parametrizar o Desenho no BricsCAD ? Responder com citação

.
Porque Parametrizar o Desenho no BricsCAD ?
Parametrização economiza muitas horas de trabalho no seu projeto.

Por Dmitry Ushakov

BricsCAD V12 introduziu restrições para desenho em 2D e modelagem de sólidos 3D. Se você é um usuário BricsCAD explore esta função, pois pode ajudar a reduzir drasticamente seu tempo de projeto. Restrições também permitem criar diferentes variantes do design e controlar a intenção de projeto em seus desenhos 2D e modelos 3D.


Fig.1. Variantes num projeto com Restrições em 2D

Conceito

Uma restrição é uma relação geométrica ou dimensional que especifica uma possível posição relativa de um subconjunto de entidades geométricas chamados 'argumentos de restrição'.

Entre no menu Paramétrico -> Restrições 2D para escolher a opção ou ative a Barra Restrições 2D. Cada uma das habilidades tem um ícone que mostra visualmente e se colocar o cursor sobre o ícone verá uma etiqueta indicando do que se trata.


Fig.2. A Barra de Parametrização em 2D com as diversas opções de Restrições em 2D.
Veja como ativar a barra de ferramentas Restrições 2D: http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=1832

Vai ficar fácil de entender o conceito das restrições se você desenhar duas linhas quaisquer, como na figura abaixo:


Fig.3. Linhas desenhadas aleatoriamente (a) e depois ajustadas para ser paralelas como a restrição escolhida.

Ao definir a restrição "Paralela" entre as duas linhas da esquerda, você verá que as linhas tornam-se paralelas, e a seguir, se você "rotacionar" uma delas, a segunda seguirá automaticamente o ângulo da rotação escolhida.

Restrições 2D

Uma restrição paralela é um tipo de restrições geométricas. Pode ser definido não apenas entre duas linhas, mas também entre os segmentos de uma ou mais polilinhas. Você pode encontrar diversas restrições geométricas no menu Paramétrico -> Restrições 2D ou na Barra de Restrições 2D. Cada uma das habilidades tem um ícone que mostra visualmente e se colocar o cursor sobre o ícone verá uma etiqueta indicando do que se trata.

Restrições dimensionais diferem das geométricas em um aspecto: elas têm parâmetros. Com restrição dimensional você pode definir uma distância desejad, um ângulo ou o raio em seu desenho.
Ao contrário de dimensões tradicionais que são usadas para medir distâncias, ângulos e raios existentes, as Restrições dimensionais são usadas para definir as medidas que são desejadas.
Uma vez que você alterar um parâmetro de uma restrição dimensional, sua geometria é atualizada automaticamente (movida, rotacionada, deformada) para satisfazer o novo valor do parâmetro. É por isso que restrições dimensionais são freqüentemente chamados de dimensões de condução - direção (dimensões comuns são dirigidas, não dirigem).

Quer conhecer mais sobre o que é a Parametrização ? Clique aqui:
http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=1835

Criar Desenhos Complexos com facilidade

Uma propriedade fundamental das restrições é que todas elas são resolvidas simultaneamente. Permitem que você crie um desenho complexo fácil e rapidamente - em vez de posicionar cada elemento manualmente, você pode esboçar o desenho aproximadamente e em seguida definir as restrições geométricas e dimensionais para especificar exatamente suas posições relativas.

Restrições dimensionais desempenham papel fundamental no desenho paramétrico: ao usar restrições dimensionais você pode criar variantes diferentes do projeto com intervenção em alguns valores. Enquanto, isso com as restrições geométricas você pode controlar a sua intenção de projeto.

Em 2D, as restrições podem ser definidas para pontos, linhas, polilinhas, círculos, elipses, arcos e splines. Você pode colar seus pontos finais por uma restrição de configuração coincidente, definir tangência/ajuste suave, nesses pontos, corrigir alguns destes pontos e, em seguida, mover, girar ou esticar as entidades - e ver que todas as suas restrições ficarão satisfeitas.

Restrições em 3D

Em 3D você pode definir restrições de faces, arestas e vértices de sólidos 3D, bem como isolar pontos 3D e linhas. Quando as restrições 3D são resolvidos, elas automaticamente deformam o sólido 3D. Restrições para 3D permitem que você crie facilmente um modelo desejado e, em seguida, produzir variantes do seu projeto com diversas configurações. (veja Figura abaixo)


Fig.4. Variantes de projeto com restrições em 3D

Por Dmitry Ushakov, Diretor de Desenvolvimento na LEDAS, subsidiária 100% Bricsys na Russia.

Para você conhecer e testar todos os recursos do BricsCAD, baixe uma versão de avaliação grátis, válida por 30 dias, daqui: http://www.portalgraphics.com.br/site/servicos/servicos.aspx?s=1
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil