Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Edição de Símbolos

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Qua Set 10, 2008 10:46 pm    Assunto: Edição de Símbolos Responder com citação

Olá Miguel

Tirei umas horas neste final de semana para testar a inserção de materiais em alguns símbolos existentes no DataCad e em alguns que eu criei.
A edição de símbolos, sem explodi-los, ficou muito boa e, no final, a gravação dos mesmos ficou bastante simplificada.

Apenas uma questão me deixou dúvidas.
Ao aplicar materiais nos símbolos, para que eu possa posteriormente inseri-los ao desenho já com o material, só consegui quando apliquei o material por Entidade.
Se eu fizer por Cor ou por Layer o material não aparece quando trago o símbolo para o desenho. Só volta a aparece se eu entrar em Atribuir Material por Cor ou por Layer e aí atribuir novamente o material.
Se isto está correto, ou seja, só por entidade, vejo dificuldades quando o símbolo tem muitas entidades. Levaria muito tempo para atribuir o material para cada entidade do símbolo.
Há uma maneira de salvar o símbolo atribuindo o material também por Cor ou por Layer e depois este símbolo seja inserido no desenho já com o material?

Abraços,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Set 11, 2008 9:26 am    Assunto: Re: Edição de Símbolos Responder com citação

Henrique S. Badalotti escreveu:
...Ao aplicar materiais nos símbolos, para que eu possa posteriormente inseri-los ao desenho já com o material, só consegui quando apliquei o material por Entidade.
Se eu fizer por Cor ou por Layer o material não aparece quando trago o símbolo para o desenho. Só volta a aparece se eu entrar em Atribuir Material por Cor ou por Layer e aí atribuir novamente o material.

Olá Henrique,

Parabéns pela tua exploração do recurso para Edição de Símbolos. A escolha pelo método de atribuir materiais por Entidade foi uma decisão pensada.

Observe o símbolo por sua real natureza. É um dos componentes de projeto mais flexível, que pode (e deve) ser usado facilmente entre desenhos, independente de sua origem. A forma do símbolo reter as informações sobre materiais é se usarmos o único método que não depende do tipo de desenho, nem das layers ou da paleta de cores, que é a modalidade de definição por Entidade.

Pense de como ficaria o seu projeto se o símbolo fosse associado a uma Cor e esta cor simplesmente não existisse no novo desenho, por usar outra paleta de cores. Ou por uma Layer, se o outro projeto tivesse layers com nomes diferentes.

Citação:
Se isto está correto, ou seja, só por entidade, vejo dificuldades quando o símbolo tem muitas entidades. Levaria muito tempo para atribuir o material para cada entidade do símbolo.

Aqui vou te sugerir continuar a exploração e você vai descobrir outros métodos para selecionar objetos e entidades.

Use mais o comando para Alterar os materiais, na opção do menu Alterar, escolha Mais Opções e ative Material:



A seleção pode ser feita com uso dos Filtros, o que expande enormemente os recursos para selecionar entidades com características próprias.



Examine esses recursos e depois nos diga o que conseguiu.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Seg Set 29, 2008 12:47 am    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel.

Testei os recursos que você citou acima e confesso que não os tinha explorado. Creio que esta opção de atribuir os Materiais às entidades deveria merecer um destaque melhor. A opção Alterar passa a idéia de que se esta alterando alguma coisa que já esta feita. Na verdade nós queremos atribuir um material a uma entidade pela 1ª vez.
A seqüência:
F0- ALTERAR
S5 – MAIS OPÇOES
F3 – MATERIAIS
– (temos as opções dos Materiais)
e aí sim
F1 - ENTIDADES podemos atribuir o material escolhido para várias entidades ao mesmo tempo, clicando numa seqüência estas entidades.
O recurso, por Entidade, foi umas das grandes inovações do DataCad12. Só não estava concordando com a ordem para se fixar os materiais nas entidades, ou seja, 1º - Clicar na Entidade e depois escolher o Material, como são as outras opções.
Mas agora conhecendo esta nova opção dou nota 10.
Para abreviar esta seqüência resolvi criar um ícone que me leva direto aos materiais e dei a ele um lugar de destaque na barra de ferramentas.
A=^;^F0^S5^F3^

Só uma observação. Quando clicamos nas entidades para atribuir o material, deveria mostrar, de alguma maneira, aquela entidade que foi selecionada, como quando clicamos, por exemplo, para identificar uma determinada entidade esta entidade fica com a linha tracejada. Agora só avisa na faixa inferior que a entidade foi selecionada. Mas se tem mais de uma entidade a selecionar você fica sem saber se esta foi selecionada pois o aviso permanece o mesmo da anterior. Acho que seria interessante que a Identidade selecionada ficasse tracejada.

Mas Miguel, conheci assim mais um pouco dos grandes recursos do DataCad e agradeço, por isso, a sua atenção.
Um abraço,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Seg Set 29, 2008 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Beleza, Henrique.

A tua idéia de ressaltar o objeto na medida em que tenha sido selecionado é muito interessante.
Vou elaborar um pouco sobre este potencial recurso, e se encontrar um modo de valorizar a sugestão vou submetê-la ao Forum Internacional.
Assim a gente ganharia um modo ainda mais dinâmico para alterar as propriedades.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Seg Out 13, 2008 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel

Atribuir Materiais a várias entidades, está sendo a opção mais utilizada por mim até o momento. Como já me referi num tópico anterior, até criei um ícone que me abrevia todo este processo.
Uma sugestão: Ao chegarmos na opção dos materiais por este caminho, ou seja, Atribuir Materiais a várias entidades ao mesmo tempo, ao invés de aparecer os materiais no menu lateral, não seria mais interessante aparecer a mesma janela de atribuição dos materiais por entidade?
Parece-me mais agradável, mais fácil de escolher o material e de até poder visualiza-lo.



Um abraço,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Ter Out 14, 2008 11:12 am    Assunto: Responder com citação

É uma ótima idéia Henrique. Vou incluir esta sugestão.

Iria facilitar ainda mais a escolha e atribuição.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil