Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Renderizador

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 4:13 pm    Assunto: Renderizador Responder com citação

Olá Miguel.

O DataCad desde a versão 8 da qual eu passei a utilizar, passou pelo menos por 3 renderizadores, se eu não estou enganado.
Na versão 8 – não lembro o nome - não cheguei a utilizar, era muito complicado.
Na versão 9 foi o Renderize Live. Muito bom, simples de usar. Ainda uso eventualmente. Você pode manipular objetos,
pontos de vista, luzes, câmeras, material e pode até fazer animação.
A partir da versão 10 passamos a utilizar o o2c que considero um dos programas mais simples e fáceis de utilizar.
Qualquer pessoa, sem ter prática alguma, já sai utilizando sem maiores problemas. Com apenas alguns comandos consegue-se
imagens muito boas. No nosso Forum – Galeria de Imagens - em que o Antonio Carlos Ciffoni nos brinda com o seu trabalho –
temos exemplos da capacidade desse renderizador.
Como já escrevi em tópicos anteriores eu utilizo o o2c para aquela apresentação inicial ao cliente, e ele atende perfeitamente.
A versão que o DataCad utiliza é a 1.9.9.149
Algumas questões:
1 - Porque a DataCad não utiliza uma versão mais atualizada – já existe a versão 2.0.0.32
2 – Se a DataCad tem direitos de utilizar somente até a versão 1.9.9.149, ela pode incluir alguns aperfeiçoamentos no programa
caso sejam solicitados?
3 – Existe alguma intenção da DataCad ter um renderizador próprio no futuro?

Um abraço,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18


Editado pela última vez por Henrique S. Badalotti em Qui Mai 29, 2008 9:55 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 8:27 pm    Assunto: Re: Renderizador Responder com citação

Henrique S. Badalotti escreveu:
...A verão que o DataCad utiliza é a 1.9.9.149
Algumas questões:
1 - Porque a DataCad não utiliza uma versão mais atualizada – já existe a versão 2.0.0.32

A versão usada pelo DataCAD está dentro de um contrato de cessão de direitos celebrada com a MB Software (hoje Eleco Software). Apesar da versão não ser "a última" como você observa, na realidade é a última que realmente dispõe do sistema de renderização integrado. As versões posteriores tiveram esta habilidade removida.
Aconselhamos a não instalar a nova versão pois os recursos atualmente disponíveis não poderão ser usados na versão posterior.

Citação:
2 – Se a DataCad tem direitos de utilizar somente até a versão 1.9.9.149, ela pode incluir alguns aperfeiçoamentos no programa caso sejam solicitados?

Pelo que tenho conhecimento, não há intenção da fabricante (Eleco) em implementar melhorias no Object Viewer do o2c, supõe-se até para não desvalorizar os demais softwares que a empresa oferece, entre os quais um "animador" para modelos 3D vendido separadamente, e a um preço bem significativo, segundo tive conhecimento.

Citação:
3 – Existe alguma intenção da DataCad ter um renderizador próprio no futuro?

Com certeza que não, Henrique.
Quando foi criado na primeira vez a DataCAD fez a inclusão de um software chamado Velocity e tinha exclusividade na época. Posteriormente foi licenciando outros como RenderStar, o Renderize Live e finalmente o o2c. Enquanto isso, o grande padrão conhecido no mercado era o 3D Studio, cujos custos chegam a mais de 2.000 dólares por licença.

Os softwares de renderização anexados ao DataCAD foram sendo ampliados em recursos mas ganharam especialmente maiores facilidades de operação. Basta ver a facilidade de extrair resultado do o2c atualmente.
Em paralelo, no mercado surgiram outros produtos e com preços bem competitivos, o que permite que um usuário que deseje utilizar recursos muito sofisticados pode buscar soluções a um preço bem razoável.

A DataCAD não investiria numa área em que não tem tradição em técnicas que tem ficado cada vez mais sofisticadas. Por esta razão que posso te afirmar que um renderizador próprio não está nos planos.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2008 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel

Citação:
Pelo que tenho conhecimento, não há intenção da fabricante (Eleco) em implementar melhorias no Object Viewer do o2c, supõe-se até para não desvalorizar os demais softwares que a empresa oferece, entre os quais um "animador" para modelos 3D vendido separadamente, e a um preço bem significativo, segundo tive conhecimento


Na verdade quando eu me referi a melhorias, pensei que estas melhorias poderiam ser feitas pela DataCad.
Por exemplo:
1 - O plano de chão, que foi uma sugestão tua e o2c agora se lembra da última vista.
Estas melhorias não foram introduzidas pela DataCad?

Gostaria de referir-me ao item 2 novamente. Já comentei isso num outro tópico.
Para mim esta melhoria, simples, foi de uma importância enorme.
Antes, quando precisávamos colocar o projeto com um fundo do local da obra, por exemplo, tínhamos que definir o ângulo que melhor se enquadrasse com este fundo e qualquer alteração ou mesmo acrescentar alguma coisa no projeto, você tinha que começar tudo novamente até chegar a aquele ângulo que você tinha escolhido. E isso podia se repetir dezenas de vezes. Agora você define uma única vez, e pode-se alterar o projeto quantas vezes forem necessárias, que ao entrar no renderizador - o2c - a perspectiva estará lá pronta, no mesmo ângulo que você tinha definido.
Nota mil por essa melhoria.
Um abraço,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Henrique S. Badalotti escreveu:
...Agora você define uma única vez, e pode-se alterar o projeto quantas vezes forem necessárias, que ao entrar no renderizador - o2c - a perspectiva estará lá pronta, no mesmo ângulo que você tinha definido.
Nota mil por essa melhoria.

Você está correto, Henrique.

Como tenho procurado argumentar, sempre puxando a brasa para o nosso assado, nosso papel é sugerir melhorias enquanto o pessoal da área de desenvolvimento tem o encargo de buscar uma solução.
Quando ela acontece nós todos podemos festejar.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil