Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Sair salvando - aumentou a demora!!!
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogerio Novaes



Registrado: 05/02/08
Mensagens: 7
Localização: Joinville, SC

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 11:20 am    Assunto: Sair salvando - aumentou a demora!!! Responder com citação

Olá Miguel,

Faz algum tempo que não falo com o amigo.
Mas vamos lá.

Miguel, nas versões antigas eu já sofria um pouco com o tempo que o soft leva para sair salvando de um arquivo.

Agora na versão 15 a coisa piorou, e muito.
Quando lembro eu salvo o arquivo e saio sem salvar, mas quando não lembro dessa rotina chego a ficar mais de duas horas aguardando o programa fechar.

Existe alguma solução para esse grave problema? Tem pelo menos alguma forma de desabilitar esse sair salvando com depuração?

Pior de tudo, saio salvando, levo mais de duas horas esperando e o arquivo final tem praticamente o mesmo tamanho do anterior.

Se saio dele salvando de novo é mais duas horas.

Se tiver alguma dica te agradeço

Forte abraço


Engº Rogerio Novaes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 12:05 pm    Assunto: Re: Sair salvando - aumentou a demora!!! Responder com citação

Rogerio Novaes escreveu:
...Miguel, nas versões antigas eu já sofria um pouco com o tempo que o soft leva para sair salvando de um arquivo.

Agora na versão 15 a coisa piorou, e muito.
Quando lembro eu salvo o arquivo e saio sem salvar, mas quando não lembro dessa rotina chego a ficar mais de duas horas aguardando o programa fechar.
...

Nossa, Rogério!
Alguma coisa está errada, com certeza. Não lembro de ter sabido disso antes, que você estava passando essa dificuldade.
Se você disser que leva mais de 2 minutos eu ficaria tranquilo, mas duas horas ?

Ao sair e salvar o sistema salva uma versão de backup "extra" chamada backup por sessões.

Sugiro inicialmente verificar "onde" está sendo salvo o arquivo de backup por sessões, que se costuma pré-definir na pasta backup_sessoes na raiz de instalação do DataCAD.

Veja nessa imagem:


_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogerio Novaes



Registrado: 05/02/08
Mensagens: 7
Localização: Joinville, SC

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 12:21 pm    Assunto: sA Responder com citação

Olá Miguel,

Obrigado pelo retorno.
O local está lá mesmo, dentro do diretorio de instalação do Datacad 15.

Mas o meu problema é realmente o tempo.
Esse fenomeno acontece aqui na minha maquina que é mais ou menos rapida (Phenox X6 com 8M), e acontece também nas outras, inclusive maquinas mais rapidas.

Veja, os arquivos que uso em trabalho são únicos por projeto e tem uma infindadade de dados e funções.

Uso ilimitados simbolos, arquivos autorefenciados, vistas, etc....

O problema mairo como te falei é o tempo que leva para fazer o salvamento de saida. Quando lembro não faço isso, salvo primeiro e nesse caso o tempo é até razoavel, coisa de minutos e depois fecho sem salvar.

Quando esqueço ai fico muito tempo parado esperando.
Final do dia quando isso acontece deixo o computador ligado e vou embora. não há como esperar.

Eu imagino que na depuração ele deve encontrar muitas variaveis e demore muito para ajusta-las.

Aguardo aguma orientação.

Forte abraço

Engº Rogerio Novaes
_________________
Rogério Novaes - Eng Civil
Joinville, SC
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 1:45 pm    Assunto: Re: sA Responder com citação

Rogerio Novaes escreveu:
...Uso ilimitados simbolos, arquivos autorefenciados, vistas, etc....

O problema mairo como te falei é o tempo que leva para fazer o salvamento de saida. Quando lembro não faço isso, salvo primeiro e nesse caso o tempo é até razoavel, coisa de minutos e depois fecho sem salvar.
...

Rogério,

Se o salvamento "normal" leva aqueles minutos que comentamos, então este salvamento de backup é que é o problema. E com certeza deve estar havendo intervenção na comunicação da sua CPU com a pasta onde está sendo armazenada a cópia backup para esta sessão.

Experimente desligar temporariamente a opção de "Habilitar Sessões" na caixa de diálogo mostrada acima e veja se o tempo fica resolvido.

A solução pode ser simplesmentre desligar esta condição de salvamento automático de backup (que funciona somente ao Sair Salvando) e acostumar-se a salvar cópias incrementais dos teus desenhos normalmente. Ao final da sessão salve como é usual, com uso do ícone do disquete, e em seguida salve outra cópia acrescentando um incremento no nome, como "..._2.AEC", na próxima sessão "..._3.AEC" e assim por diante.
A cópia backup por sessões tem finalidade de manter alguns exemplares salvos anteriormente, para evitar perdas no caso de você ter o desenho atual corrompido por alguma causa externa.

Outra sugestão de teste é você alterar a pasta onde guarda os backups_por_sessoes para um segundo disco rígido na sua própria máquina, ou no mesmo disco rígido, mas em outra pasta criada especialmente para isso.

Obs.: Periodicamente vale pena fazer a limpeza das pasta de backup-por-sessões para desenhos mais antigos.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogerio Novaes



Registrado: 05/02/08
Mensagens: 7
Localização: Joinville, SC

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 2:52 pm    Assunto: Sair salvando - aumentou a demora!!! Responder com citação

Miguel,

Cheguei agora no escritório, abri um arquivo de trabalho daquele que normalmente me atrapalha.

Fiz a alteração na caixa de ferramentas desabilitando o backup e fechei o programa confirmando o salvamento.

Isso há mais ou menos 15 minutos e o programa segue aberto com o icone do Windows mostrando que está operando e a informação na barra inferior é: "copiando sibolos a um novo arquivo..."

Vou ser obrigado a forçar o desligamento pelo Windows senão perco a tarde sem trabalhar.

Bem, o meu problema é esse. Na versão que eu vinha utilizando Datacad 13 ele já era grave mas agora na 15 tenho a impressão que o tempo aumentou.

Vou seguir aguardando alguma alguma solução.

Forte abraço

Engº Rogerio Novaes

PS.: Nem testei trocar o local do Backup visto que a coisa continuou igual até mesmo com o BK desabilitado.
_________________
Rogério Novaes - Eng Civil
Joinville, SC
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 5:52 pm    Assunto: Re: Sair salvando - aumentou a demora!!! Responder com citação

Rogerio Novaes escreveu:
Miguel,

Cheguei agora no escritório, abri um arquivo de trabalho daquele que normalmente me atrapalha.

Fiz a alteração na caixa de ferramentas desabilitando o backup e fechei o programa confirmando o salvamento.

Isso há mais ou menos 15 minutos e o programa segue aberto com o icone do Windows mostrando que está operando e a informação na barra inferior é: "copiando sibolos a um novo arquivo..."

Vou ser obrigado a forçar o desligamento pelo Windows senão perco a tarde sem trabalhar.

Bem, o meu problema é esse. Na versão que eu vinha utilizando Datacad 13 ele já era grave mas agora na 15 tenho a impressão que o tempo aumentou.

Vou seguir aguardando alguma alguma solução.

Forte abraço

Engº Rogerio Novaes

PS.: Nem testei trocar o local do Backup visto que a coisa continuou igual até mesmo com o BK desabilitado.

Rogério,

Tem algum passo que não está ajustado. Se ao salvar normalmente (durante uma sessão de trabalho) leva alguns minutos, antes de sair você poderia salvar "normalmente" (1º passo) e a seguir salvar uma cópia "extra" (com o nome recebendo o algarismo incremental "..._2.AEC") e a seguir SAIR SEM SALVAR. Assim funcionaria num tempo razoável ?

Ao sair "salvando" (e sem o backup-por-sessões) o que o sistema faz é renomear a cópia anterior, de .AEC para .DBK, que já está no disco rígido, e guardar outra cópia, com a terminação .AEC.

Não poderia estar havendo este transtorno todo.

Trocaste de máquina neste período em que notou a disfunção no salvamento ?
Teria uma segunda máquina, onde pudesse testar este comportamento ?

O arquivo em que isso tem acontecido é muito grande ?
Poderia ser enviada uma cópia para nós, para testarmos em máquinas diferentes, por aqui ?

Se descobrir o que está ocorrendo peço ajuda ao pessoal da DATACAD que se interesam por um tipo de problema assim.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogerio Novaes



Registrado: 05/02/08
Mensagens: 7
Localização: Joinville, SC

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 7:05 pm    Assunto: S Responder com citação

Miguel,

Fiz o mesmo teste, com o mesmo arquivo em outra maquina (mais rapida) e o problema é o mesmo assim como a informação de que está copiando simbolos para um arquivo.

Tentei fazer aquela operação de salvar com outro nome mas o tempo para salvamento é também muito longo, da mesma forma que sair salvando.

Como o arquivo que estou falando é muito grande e possivelmente não conseguiria envia-lo por e-mail, coloquei-o num espaço virtual meu para que voce possa baixa-lo diretamente.

está no endereço: http://www.novaes.com.br/datacad

Está como um arquivo zipado chamado "Geral.zip" que irá abrir um arquivo do datacad "Geral.aec".

Perceba que é um arquivo bastante grande onde utilizo diversos recursos do Datacad, entre eles o multi-layout e arquivos autorefenciados, sendo no entanto o nosso padrão de trabalho.

Tão logo tenha alguma novidade peço que me comunique.


Forte abraço


Engº Rogerio Novaes
_________________
Rogério Novaes - Eng Civil
Joinville, SC
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Nov 22, 2013 7:29 am    Assunto: Re: S Responder com citação

Rogerio Novaes escreveu:
...Está como um arquivo zipado chamado "Geral.zip" que irá abrir um arquivo do datacad "Geral.aec".

Perceba que é um arquivo bastante grande onde utilizo diversos recursos do Datacad, entre eles o multi-layout e arquivos autorefenciados, sendo no entanto o nosso padrão de trabalho.

Tão logo tenha alguma novidade peço que me comunique.


Excelente. Darei retorno logo.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Nov 22, 2013 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Rogério,

É um tremendo arquivo de desenho. Enquanto está fechado (e portanto compactado) o arquivo tem 150 MB, o arquivo aberto dentro do DataCAD tem tamanho de 977 MB. É o maior arquivo que já vi dentro do software.

Se me autorizares posso enviar o link para o pessoal da DATACAD baixar diretamente e examinar por eles mesmos.

Com certeza um arquivo deste tamanho requer alguns cuidados especiais e medidas de segurança extremas, pois uma eventual perda de dados pode comprometer muitas horas de trabalho.

Fiz um teste inicial numa máquina i7 com 8GB de memória RAM e levou 18 minutos para fazer o salvamento de uma cópia do arquivo. Este tempo de salvamento é compatível para um arquivo deste porte.

Sugiro imediatamente criar a sistemática de copiar com denominação incremental (..._2.AEC, ..._3.AEC,..._4.AEC) a partir de agora, e passar a 'sair sem salvar' DEPOIS DE TER FEITO O SALVAMENTO NORMAL E O INCREMENTAL (que manterá uma cópia de segurança).

Outra sugestão seria de procurar utilizar fontes vetoriais, ao invés das TrueType, pois essas são fontes matemáticas calculadas, e sua apresentação (e regeneração) na tela, bem como o respectivo salvamento, requer tempo de processamento adicional em relação às fontes vetoriais.
Das vetoriais prefira usar sempre a HLV11-BR.SHX e a Mini11BR.SHX que possuem a sequencia completa da página de código 950 (Multilingua) do Windows.
A única diferença entre as duas fontes acima está no tamanho: na 'HLV11' o tamanho é o exato da medida definida para o texto (um caractere com 4mm de altura terá 4mm depois de impresso - em qualquer escala), enquanto a 'Mini' segue a linha das 'Roman' que tem um fator de redução para 80% do tamanho real (4mm definido no desenho vai produzir um caractere com 3,2mm ao ser impresso).

Se me autorizares a enviar, posso pedir alguma dica ao pessoal da equipe técnica da DATACAD sobre como se poderia tentar reduzir o tamanho geral para o trabalho.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogerio Novaes



Registrado: 05/02/08
Mensagens: 7
Localização: Joinville, SC

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2013 2:55 pm    Assunto: Sair salvando - aumentou a demora!!! Responder com citação

Olá Miguel,

Pode enviar sim o arquivo para o pessoal da DATACAD.

Quanto ao arquivo e a sistematica que adotamos preciso que você entenda o porque do processo.

1 - Nossa visão é sempre de arquivo único, dentro do qual estejam todas as informações de trabalho, sem necessidade de busca de informações diversas em outros pontos ou outros materiais, inclusive o proprio histórico do trabalho.
Nesse sentido o arquivo único tem se mostrado como muito produtivo, inclusive dentro do proprio arquivo está driado um layer "dados" onde, conforme arquivo, existe até mesmo atas de trabalho e informações e orientações recebidas.
Nesse mesmo arquivo também estão mantidos layer dos multi-layout´s criados em cada momento para evitar a necessidade de guarda de material convertido.
Esse material que te enviei é um projeto de hidraulico e como você deve ter visto dentro dele estão layers de arquitetura, hidraulica, estrutura, etc..., informações graficamente alinhadas para garantir precisão do trabalho.
Em resumo, a guarda de arquivos de momentos do trababalho até é por vezes feita mas dentro do possivel eu evito visto que o programa me dá sempre um backup, o que sempre se mostrou suficiente.

2 - O uso de fontes vetoriais foi em principio padrão. Inclusive nesse arquivos que te envei voce irá perceber que há diversos simbolos de textos nesse formato.
No entanto o mercado segue cada vez mais exigente, inclusive com a plastica da peça técnica e por isso mesmos o uso de fontes truetype está generalizado, refletindo na estética das partes graficas do trablho.
Tem mais, no caso de fontes vetoriais, considerando que adotamos plotagem em conversão de cores a espessura de penas, precisaria estar sempre considerando a cor do texto para evitar conflitos na impressão.
Nas fontes truetype fazemos sempre uso das mesmas sem borta e a cor to texto não interfere na plotagem, ou seja, consigo ajustes dentro da necessidade nas cores do texto sempre comprometer o resultado da impressão.
Em resumo, não há como abrir mão do uso das fontes truetype para curmprimor premissas adotadas aqui na Marco Zero.


Bem Miguel, como te falei, o que me preocupa é realmente a dificuldade no slavamento desse e de outros arquivos que trabalhamos; uns mais outros menos. Percebo que o tamanho e o conteúdo estão comprometendo o desempenho do DataCad mas vejo que o soft é dirigido para esse tipo de publico e portanto deverá haver processos adequados para atender esse tipo de uso.

Reforçando, utilizo diversas funções do Datacad e vejo que os arquivos de autoreferencia parecem ser os que mais comprometem o desempenho do soft.

De quaquer sorte acho que o pessoal do desenvolvimento do DATACAD pode realmente nos ajudar, incluive otimizando o desempenho para esse tipo de trabalho, que aliás é a tendencia de mercado.

Fico ansiosamente aguardando retorno e a disposição do amigo.

Forte abraço


Engº Rogerio Novaes
_________________
Rogério Novaes - Eng Civil
Joinville, SC
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil