Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

O poder da parametrização em 2D no BricsCAD V13

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Jul 27, 2013 7:42 pm    Assunto: O poder da parametrização em 2D no BricsCAD V13 Responder com citação

.
Vale muito criar restrições dimensionais em 2D no BricsCAD, ou, como transformar um projeto com alguns cliques
Por Dmitry Ushakov

Em um post anterior expliquei como as restrições geométricas podem ajudar o usuário BricsCAD a criar belos desenhos. Hoje vou descrever os benefícios de restrições dimensionais em 2D.

Imagine que fomos convidados a desenhar um smartphone em 2D. Logo se pode criar um desenho muito simpático, como este:



Foi produzido com grande sucesso, até que um dia percebemos que o nosso projeto inicial começou a parecer fora de moda. As pessoas precisavam de uma tela maior. Como se pode mudar nosso projeto inicial com facilidade? É nesta hora que as restrições dimensionais do BricsCAD virão em nosso apoio.

Talvez você saiba que antes de esticar uma polilinha faz sentido adicionar algumas restrições geométricas que irão manter coerência na nossa intenção do projeto. Assim, vamos acrescentar pelo menos as restrições geométricas de tangência entre os arcos dos cantos e os segmentos lineares adjacentes, bem como a restrição de igualdade entre os 4 arcos:



Iremos nos concentrar nas restrições dimensionais, por isso depois de inserir as restrições geométricas, é melhor desligar a sua exibição para clarear o desenho. Isso pode ser feito com o comando BARRARESTRIC (também disponível a partir da barra de ferramentas Restrições 2D), selecionando no desenho as entidades correspondentes, e usando a opção de contexto (bot. direito sobre os símbolos de tangência) e clicar em "Ocultar".



Criação de restrições dimensionais é semelhante a adicionar dimensões: primeiro você seleciona o tipo de dimensão (horizontal, vertical, linear, distância alinhados, raio, diâmetro, ou ângulo), seleciona as entidades e coloca a dimensão em seu desenho. (Você também pode selecionar qualquer dimensão já existente no desenho e convertê-la para uma 'restrição dimensional').

Vamos criar uma restrição de distância para controlar a altura do smartphone. Clique no ícone de restrição dimensional "alinhada" na barra de ferramentas Restrições 2D (o que resultará no acionamento do comando DCALIGNED):



Em seguida, escolha a opção "2Linhas" e selecione os dois segmentos horizontais externos do retângulo arredondado. Você será solicitado a digitar o texto da cota. Pressione Enter para aceitar o valor proposto (que é calculado a partir do desenho) - vamos mudá-lo mais tarde. Isto irá resultar no seguinte desenho:



Qual é a diferença entre uma dimensão e uma restrição dimensional? Enquanto dimensões medem seus desenhos, restrições dimensionais comandam estes. Em outras palavras, os valores das cotas são calculadas a partir das coordenadas e outros parâmetros das entidades em seu desenho (são uma saída a partir do seu desenho), enquanto os valores de restrições dimensionais são usadas para derivar os parâmetros das entidades no desenho (eles são uma entrada para o desenho). Esta propriedade permite que você use restrições dimensionais para facilitar as mudanças no design do seu projeto.

Mais tarde, quando já tiver definido o conjunto das restrições, se você clicar duas vezes sobre a restrição de distância que acabamos de criar, a seguinte janela pop-up será exibida:



Aqui você pode inserir um novo valor para a distância e seu desenho será atualizado automaticamente quando você pressionar o botão OK:



No entanto, esta alteração resultou em um smartphone não tão bonito. Precisamos adicionar mais restrições dimensionais para controlar posições relativas de outras entidades. Vamos fazer isso.

Quando você trabalha com muitas restrições dimensionais, é sempre uma boa idéia usar nomes significativos para elas. Isso vai nos permitir distinguir facilmente entre as restrições. Além disso, qualquer outro usuário que for trabalhar com nosso desenho também poderá compreendê-lo melhor.

Existem várias maneiras para renomear uma restrição dimensional. Por exemplo, você pode selecionar a restrição dimensional correspondente e editar o campo "Nome" na barra lateral de Propriedades:



Vamos mudá-lo para "altura". E vamos criar também as demais restrições semelhantes, chamadas "altura_tela" e "altura_borda":



A altura total do nosso aparelho é igual à soma da altura da tela e as alturas de ambas as bordas (superior e inferior), que devem ser iguais. Podemos facilmente especificar esta condição com uma expressão. Dê um duplo clique sobre a restrição de "altura" e em vez de um valor insira a seguinte expressão:



Agora, quando mudamos o valor de "altura_tela" ou "altura_borda", nosso smartphone é redimensionado automaticamente.

Para redimensionar corretamente temos também algumas restrições de distância para posicionar as duas entidades internas (dois círculos e um pequeno contorno fechado) no centro das bordas superior e inferior. Nós aplicaremos agora restrições de distância alinhada usando a opção "Ponto & linha" e a expressão "altura_borda/2" em vez de um valor definido:



Da mesma forma, podemos criar um conjunto de restrições de distância para controlar a largura do nosso smartphone:



Na medida em que o número de restrições dimensionais em um desenho aumenta, se requer mais recursos para gerenciar as informações. No BricsCAD V13.2 introduzimos um novo comando, digitado na linha de comando: -PARAMETROS para simplificar o gerenciamento de restrições 2D dimensionais. Aqui está o quadro de informações que o comando produz no desenho:



Com este comando o usuário BricsCAD pode inspecionar todas as restrições dimensionais presentes no desenho atual e editar os seus valores ou expressões.

Uma das funções mais úteis deste comando é a possibilidade de criar parâmetros livres - que não tenham ligação com qualquer restrição dimensional. Vamos criar (usando a opção "Novo" do comando -PARAMETROS) uma variável chamada "razao_aspecto" e inserindo a seguinte expressão para essa: "4/3".

A partir de agora se pode usar essa variável para expressar a altura da tela do nosso smartphone em relação com a sua largura. Para fazer isso, edite o valor de "altura_tela":



Agora estamos finalmente prontos para alterar o tamanho do nosso smartphone de uma forma inteligente. Basta editar a expressão para "razao_aspecto" e substituí-la por "16/9":



Além disso, o nosso modelo é agora tão inteligente que podemos modificar nossa concepção de maneira mais radical. Por exemplo, podemos criar um tablet a partir de nosso smartphone, com apenas alguns cliques. Altere o valor de "larg_tela" para um maior (120mm) e faça com que "largura_borda" seja igual a "altura_borda":



Então, seja bem-vindo ao mundo da modelagem paramétrica, onde você pode mudar o seu modelo de forma fácil e inteligente. Com as ferramentas de restrição em 2D do BricsCAD V13.2 você pode aumentar sua produtividade no projeto de forma significativa!

No próximo post, vamos considerar as restrições em 3D, e conhecer mais da capacidade da modelagem direta no BricsCAD.
Por Dmitry Ushakov -> https://plus.google.com/102416989192218057666

Para você conhecer e testar todos os recursos do BricsCAD, baixe uma versão de avaliação grátis, válida por 30 dias, daqui: http://www.portalgraphics.com.br/site/servicos/servicos.aspx?s=1

traduzido e adaptado por:
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil