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Dicas Rápidas - 3º Mês
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Autor Mensagem
Miguel Palaoro
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MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2006 8:01 pm    Assunto: Dicas Rápidas - 3º Mês Responder com citação

Dia 1º - Formatos de Imagem Bitmap

Você certamente já ouviu falar em imagem JPG ou JPEG. E também já sabe que existem imagens BMP. Muita gente costuma confundir as imagens chamadas "bitmaps" com imagens de formato BMP. Na verdade, tanto as imagens JPG como as imagens BMP são imagens Bitmap, que vem de 'Mapa de Pontos'. Existem outros formatos bastante usados, que também são imagens bitmap, como GIF, PNG, TIF, TGA, etc.

Mostro abaixo um pouco do que diferencia estes formatos, que não é apenas as letrinhas acima citadas. Cada formato tem um modo próprio de armazenar as informações na imagem. Uns são de maior qualidade, mas em compensação, têm imagens maiores, como você vai ver aqui:

Observe as imagens com o formato e o tamanho do respectivo arquivo. Arquivos menores apresentam menor qualidade, com certas irregularidades na superfície, que pode ser notada se você observar com cuidado.




Aqui as imagens com tamanho maior, que também tem melhor qualidade geral.




Assim, a qualidade das imagens depende do formato usado e a destinação que você tem para o resultado final. Aqui no Forum eu tenho escolhido as imagens em formato .PNG que agregam tamanho menor com maior qualidade.

Qualquer editor de imagens como Adobe PhotoShop, Corel PhotoPaint, Paint Shop Pro, e até o MS-Paint do Windows são capazes de converter um formato de imagem em outro.

Bom trabalho.
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Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Ter Mai 30, 2017 6:18 pm; num total de 4 vezes
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MensagemEnviada: Sáb Dez 02, 2006 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 02 - Inserindo Imagem Bitmap no Desenho

Benefício direto da sua exploração destes formatos é poder usar imagens obtidas do seu projeto diretamente na prancha impressa.

Assim que tenha definido a imagem que você quer aproveitar, entre no menu Inserir e escolha a opção Bitmap...




A seguir, localize a imagem na pasta onde a armazenou e posicione na tela um retângulo onde esta imagem será mostrada. Aqui você pode ver a Prévia de Impressão da planta cotada e mais uma imagem ilustrativa ao seu lado.




Bom trabalho.
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Ter Mai 30, 2017 6:18 pm; num total de 2 vezes
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MensagemEnviada: Dom Dez 03, 2006 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 03 - Vista Oblíqua em Elevação

Uma outra facilidade que você pode lançar mão para detalhamento do seu projeto, é o emprego da Vista Oblíqua em Elevação. Diferente da Vista Oblíqua em Planta, mostrada na Dica do dia 05 de Novembro, nesta você identifica um plano em elevação, que será mostrado sem qualquer distorção, permitindo cotas em distância real.

O acesso ao comando é pelo menu Vistas 3D/Oblíqua. Selecione Elev.Obliqua.




Você terá que indicar, em planta, qual a elevação que deseja utilizar como referência. Pode ser qualquer plano de elevação escolhido com o cursor, apontando para a direção aonde o observador estará voltado.




Assim que tenha confirmado a entidade em 3D aparece na tela na posição correta. Se você fizer a remoção das linhas escondidas, esta imagem poderá ser cotada no plano oblíquo sem qualquer distorção.




Bom trabalho.
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Ter Mai 30, 2017 6:19 pm; num total de 2 vezes
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MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 04 - Intersecção entre duas retas

Quando você tiver duas retas que não se cruzam, mas precisar encontrar o ponto virtual em que encontrariam, caso fossem prolongadas, há um comando rápido para obter este ponto, sem qualquer edição suplementar no seu desenho.
Dentro do menu Geometria a opção Intersecção faz esta operação de forma automática.

Após acionar esta opção, o DataCAD pede para que você indique as duas retas concorrentes. Imediatamente um ponto é posto no local do encontro virtual das duas retas. Basta levar o cursor ao ponto e clicar o botão médio do mouse para capturá-lo e fazer o seu traçado suplementar.

Bom trabalho.
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Ter Jul 15, 2014 3:57 pm; num total de 1 vez
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MensagemEnviada: Ter Dez 05, 2006 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 05 - Hachuras Associadas

Hoje quero que você explore um pouco mais um recurso mutio poderoso do DataCAD que é a Hachura Associada. Diferentemente das hachuras comuns, que são linhas simples, que depois de desenhadas não tem mais relação entre si, as associadas são compostas por uma polilinha única, que permite diversos recursos muito interessantes. Vou mostrar o primeiro desses recursos: alteração muito fácil do padrão da hachura.

Usando o recurso da hachura associada o compartimento da imagem abaixo ficará assim:




Se você quiser alterar a aparência da hachura, bastará escolher outro padrão, e se quiser, também escala e ângulo. A hachura associada é selecionada como uma Entidade. O resultado é instantâneo:




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 06 - Hachuras Associadas (2)

Pelo fato da hachura associada ser na realidade uma polilinha ela pode ser editada como aquela entidade, e aceita alterar diversas de suas características. Entre estas está a criação de Vazios.
No desenho do piso, este se sobrepôs ao aparelho, uma máquina de lavar, que já estava desenhado na mesma peça. Procure o menu de Polilinhas e trace uma linha no perímetro da máquina de lavar.




A seguir, procure a opção Vazios, dentro do menu Polilinhas e selecione a hachura completa do piso como a parte principal e o perímetro da máquina para extrair o vazio.




O resultado é este abaixo:




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Qui Dez 07, 2006 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 07 - Hachuras Associadas (3)

Você resolveu que iria especificar o mesmo piso para os dois compartimentos contíguos. Ao desenhá-los, no entanto, percebeu que estes ficaram com as juntas desalinhados, não coincidindo na direção longitudinal e nem na transversal. É claro que isto precisa ser revisto, sob pena de estragar o seu trabalho, além de desorientar o executor do serviço. Esta operação é muito simples.

O nosso exemplo mostra os dois compartimentos contíguos e o ponto onde vamos desejar unificar a origem para as linhas dos pisos.




Sem necessitar redesenhar nada, entre no menu de Hachuras, e escolha a opção Origem, definido o ponto desejado para a nova origem da hachura.




A seguir, simplesmente selecione como uma simples Entidade, qualquer linha componente de cada uma das duas hachuras e o resultado é esse aqui mostrado:




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Sex Dez 08, 2006 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 08 - Hachuras Associadas (4)

Outra facilidade atribuída pelas hachuras associadas é a possibilidade de edição de espaços, sem necessitar refazer o trabalho, garantindo que as hachuras se adaptem às mudanças.

Imagine que neste ambiente do projeto, sua necessidade é de ampliar o espaço, com a substituição no projeto das paredes com 25cm de espessura por outras com 15cm, o que vai adicionar mais 10 com na largura e 20cm no comprimento da peça.

Assim, nossa tarefa é usar o menu Esticar e marcar 10cm na vertical, na extremidade superior. Com o comando de Busca Layer ligado observe o que acontece com a hachura, depois de ter sido selecionada para esticar, junto com a parede:




A seguir, escolha opção de menu Inverter e vá para a extremidade inferior da peça marcando uma área a esticar.




Por fim, marque uma nova distância de 10cm para a direita e selecione por janela a lateral do piso. O resultado final é este aqui:




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Sáb Dez 09, 2006 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 09 - Misturando Cores às Hachuras Associadas

Vamos explorar um pouco as hachuras sólidas. Diferente das hachuras vetoriais, as sólidas permitem preencher regularmente uma área.
Entre no menu Hachuras e procure a opção Sólid.Bitmap. Dentro desta escolha a opção Ajustes para definir as cores.




Dentro da janela de diálogo ative a caixa Preenchimento Sólido e clique sobre o botão colorido para abrir a Paleta de Cores e escolha a cor desejada.




De volta à área de desenho simplesmente clique sobre uma linha da hachura sólida e pronto. A superfície fica preenchida.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Dom Dez 10, 2006 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 10 - Controlando a Impressão de Hachuras Sólidas

Para imprimir um desenho em cores, você deve manejar a Tábua de Penas que se encontra no menu Imprimir.
Para permitir que um desenho prenchido com Hachura Sólida seja impresso em cores é necessário ativar a opção "Associa cor do prenchimento à da pena".
Se você quiser imprimir sua prancha totalmente em preto, ative a opção "Tudo Preto", enquanto se seu interesse é imprimir as linhas em cores, deve deixar desativada esta opção e escolher individualmente para cada pena a cor respectiva.




Assim, na imagem Prévia de impressão você poderá conferir o resultado que deseja.




Bom trabalho.
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