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Dicas Rápidas - 2º Mês
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Autor Mensagem
Miguel Palaoro
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MensagemEnviada: Sáb Nov 11, 2006 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 11 - Movendo um objeto em Z
Às vezes você se dá conta, depois de colocar uma luminária no ambiente, que esta deveria ficar em cima da mesa, mas na verdade está embaixo dela...




Há diversas formas de mover objetos dentro do DataCAD. Uma destas formas é usando o comando Mover em Z que permite alterar a posição em Z de qualquer objeto, seja ele em 2D ou em 3D.

1) Verifique a altura da mesa, com o comando Identificar para saber qual a altura que você precisa elevar a luminária;
2) Posicione o observador na Vista Ortográfica (em Planta);
3) Entre no comando Mover/Mover em Z e selecione a luminária.





Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Dom Nov 12, 2006 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 12 - Setas Prenchidas
Uma boa forma de reforçar a apresentação gráfica do seu desenho é utilizar sinais gráficos mais marcados.
Uma forma de melhorar a aparência das setas é preencher a ponta da seta.
Esta opção está disponível dentro do menu de Setas que se localiza dentro do menu de Textos. ajuste as setas pelo seu estilo Preenchidas.




A seguir use as notas de observação para apontar o detalhe que deva ser ressaltado. Você pode variar o tamanho e o aspecto da seta (proporção entre altura e largura).




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 4:59 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 13 - Seta com Estilo
Em outra ocasião você quer melhorar a aparência da seta, e então vai utilizar uma ponta aberta, com o aspecto proporcional inverso.
Neste caso, poderá regular a seta conforme for de sua preferência e utilizá-la quando desejar.

Ao entrar no menu de Setas, escolha as opções para Estilo, Tamanho e Aspecto. Lembre-se que o Aspecto é a relação entre o comprimento da seta e sua largura.




Assim o resultado pode ficar mais interessante, de acordo com sua opção estética.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 14 - Um Ângulo Rápido
Seu projeto está fora da posição ortográfica (horizontal/vertical) e você precisa escrever um texto de observação sob a janela, usando o ângulo exato de alinhamento da parede e janela.

O DataCAD tem uma habilidade instantânea de obter este valor, sem que você precise calcular, nem digitar, nada. Quando você entrar no menu de Textos e ativar a opção Ângulo, leve o curso à parede que está com a inclinação que você quer identificar. Clique sobre a parede e observe o que acontece com o cursor.




O cursor assume a forma de um caractere de texto e ajusta automaticamente seu ângulo com a entidade apontada. Você pode apontar para uma linha, uma parede, ou até outra linha de texto já escrita.

A seguir é só você apontar o cursor para onde quer escrever o início da frase e digitar o seu conteúdo.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Qua Nov 15, 2006 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 15 - Plano de Chão na Maquete
Você acabou de montar um pequeno conjunto de mesa e cadeiras e quer mostrar ao cliente o resultado dos materiais escolhidos, mas quando se deu por conta, mesa e cadeiras estão 'no ar'.




Na janela de diálogo de Ajustes para Renderização há uma opção na parte inferior com o título Mostra o Plano de Chão. Ligue esta opção.




Ao renderizar novamente vai aparecer um plano que simula o chão e permite inclusive projetar sombras e dar mais realismo ao modelo 3D.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Qui Nov 16, 2006 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 16 - Um Quadro na Parede
Você está trabalhando num ambiente de interiores, e quer incluir a fotografia da casa de veraneio do cliente num quadro na parede.
O segredo: Definir uma Origem para a textura que será projetada no quadro. A fotografia será uma textura projetada uma só vez sobre um polígono, e terá uma origem escolhida.

A parede é esta aqui na imagem e a fotografia a mostrar no quadro aparece no detalhe. Inserimos um quadro de parede obtido na biblioteca regular do DataCAD, aumentando seu tamanho para melhorar a expressividade.




• • • • •
As texturas a utilizar sempre devem ter a forma quadrada. Quando a imagem isolada ou o mapa de uma textura for retangular, você deve aumentar o campo de fundo da imagem na posição oposta à origem da textura.
• • • • •

No menu Vistas a opção Origem da Textura abre o menu para selecionar o polígono no meio do quadro, definindo-se a origem da textura com uso do Cursor 3D. Observe na imagem.




Na etapa seguinte precisamos medir a maior dimensão do quadro.




A largura obtida (em metros) será o valor a ser usado na definição da Escala da textura no quadro de Ajustes de Renderização (o2c). No caso 0,80 pois o quadro mede 80cm de largura.
Atenção: Para atribuir um material especial, quando a renderização é feita Pela Cor você deve escolher uma cor especial para o polígono.




A imagem renderizada do quadro na parede deverá ficar assim:




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Sáb Nov 18, 2006 9:30 am    Assunto: Responder com citação

Dia 17 - Um Espelho
O mesmo ambiente da dica anterior precisa de um espelho na parede. Sem problemas. Vamos fazer uma cópia da moldura anterior e usar a mesma parede para mostrar como se cria o espelho. Para melhorar o resultado incluímos mesa e cadeiras.

Após copiar a moldula do quadro para a outra posição na parede, tomamos duas providências:
1) Esticamos a moldura do quadro na vertical, aumentando o tamanho do espelho;
2) Trocamos a cor do polígono interno, para diferenciar da anterior.




Com o cursor sobre uma aresta do polígono mantenha pressionada a tecla 'Control' e clique o botão direito do mouse.




Ao entrar na tela de Ajustes para Renderização, a primeira definição é o efeito de reflexo da luz, com o botão Dar Brilho e ajustamos a Reflexão conforme for o desejo de maior ou menor reflexão desejado. A Cor de renderização do espelho é ajustada aqui também.




Você pode fazer experiências fazendo a cor de renderização do espelho variar entre o mais claro e o mais escuro e ver o resultado que pode servir para muitas situações.




A imagem final obtida mostra o ambiente refletido com perfeição.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Sáb Nov 18, 2006 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 18 - Estilos de Parede
O DataCAD oferece um recurso interessante para quem deseja sofisticar o detalhamento, e melhorar a apresentação gráfica de seus projetos. Se você conferir a Norma Técnica NBR 6492, que trata da representação gráfica dos projetos, vai verificar que paredes com múltiplas linhas são até usadas como exemplo.
Uma habilidade interessante no DataCAD é a opção de criar Estilos de Paredes, e manter guardadas estas características para usar quando desejar. Você pode ter quantos estilos de parede quiser. A sua criação é uma operação muito simples como você vai ver a seguir.

Entre no menu de Arquitetura, e acesse a opção Estilos de Parede.




Vou simular a criação de um estilo de parede 4 Linhas com 25cm de espessura. Inicialmente se escolhe quantas linhas vai ter a parede (item 1), e a seguir define o tipo de linha que irá utilizar nas faces externas da parede (2). No terceiro passo, escolhe as linhas internas (também conhecidas como cavidades) (3). No final você dá um nome para esta parede (4). Escolhemos nomeá-la 4_Linh_25.




Na próxima vez que você quiser buscar um estilo que já exista, basta escolher na secção de Estilos Disponíveis (em verde).

Criando-se outro estilo de parede, com largura de 15cm, já há condições para desenhar um trecho de parede de exemplo. Inserindo aberturas regulares, a aparência fica bem agradável.




Uma das vantagens deste tipo de solução é usar linhas com espessura menores, 0,5 ou 0,4mm que deixam o desenho mais limpo, como você pode conferir aqui na imagem.




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MensagemEnviada: Dom Nov 19, 2006 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 19 - Incrementando as Paredes
A partir dos novos tipos de parede que se pode criar, com uso de múltiplas linhas, também é possível ampliar os detalhes. O primeiro dos exemplos é o preenchimento das paredes através de hachuras sólidas.

Para criar uma hachura sólida aconselho a usar uma layer própria para as hachuras. Entre no menu Hachuras e acesse a opção Sólido.Bitmap, e, dentro desta, clique sobre a opção Ajustes, para configurar cores e padrões de acabamento.




Dentro da janela de diálogo Selecione Sólido/Padrão ative a opção "Preenchimento Sólido" e nos Ajustes escolha a cor da própria entidade. Nesta escolha você pode optar por outra cor ou padrão de preenchimento.




Definida a cor da hachura sólida, escolha a opção Fronteira e se estiver usando a versão Plena do DataCAD, ative Contorno. Ao clicar sobre um ponto dentro da área a preencher esta será demarcada e prenchida por inteiro, de forma automática.
Se você usar o DataCAD LT (desde a versão 10), faça a demarcação seguindo o trajeto das linhas limite ao longo da área a ser preenchida.




Na prévia de impressão 'em preto' a parede ficará assim como aparece abaixo.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 20 - Incrementando as Paredes (2)

Você também pode preencher a cavidade da parede com hachuras. E estas podem ser de dois tipos: sólidas, ou vetoriais.

Para escolher uma hachura sólida com padrão de preenchimento, use a mesma opção Ajustes do sub-menu Sólidas.Bitmap e ative a cor e o padrão escolhido.




A opção para escolher hachura vetorial está no mesmo menu, nas opções Padrão e Escala (aqui no exemplo = 100).




Na imagem dá para ver o efeito que se pode conseguir com facilidade.




As hachuras sólidas com padrões de acabamento também permitem preencher regiões do projeto com excelente resultado visual.

Bom trabalho.
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