Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Aumento de produtividade com 3ds

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arthur Emmanuel



Registrado: 31/08/06
Mensagens: 352

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 10:30 am    Assunto: Aumento de produtividade com 3ds Responder com citação

Testei ontem o recurso de exportação de 3ds no demo internacional da última atualização do DataCAD. Realmente revolucionário para o histórico do programa, com a possibilidade de exportar em 3ds diretamente com as texturas, o DataCAD dá ampla liberdade para utilização de seus arquivos em programas 3D e de renderização.

Exportar em dwg ou dxf como antes não era produtivo para produção final para renderizadores, principalmente em grandes arquivos, considerando que precisávamos refazer textura por textura, o que não é mais necessário com a exportação em 3ds. Apenas com o 3ds texturizado, precisamos trabalhar reflexos e transparências.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Arthur,

Esta é uma boa notícia. Pelas suas observações, você já tem uma boa experiência no 3D Studio.

Que acha de escrever sobre esta experiência ?

Poderia relatar as etapas, em forma de um roteiro resumido, de como o trabalho pode ser executado a partir da criação de um modelo 3D no DataCAD, até ser renderizado no 3D Studio.

Será de grande valia aos nossos colegas que desejam fazer esta transição.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arthur Emmanuel



Registrado: 31/08/06
Mensagens: 352

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não utilizo 3d Studio, uso o Blender.

O Blender(Liquidificador em inglês) é um programa open source para modelagem, renderização, animação e produção de games que trabalha com arquivos 3ds e com uma infinidade de outros formatos, até com o dxf. Ele tem recursos pesados para renderização do tipo em que com 2 luzes apenas aplicadas, a sensação de foto-realismo é brutal.

O 3ds podemos até considerar que seja um formato padrão do mundo 3D não somente para o Blender, mas para outros programas.
Façam uma experiência: exporte um formato 3ds do DataCAD e veriquem que até o SketchUp vai conseguir ler as texturas de tijolo aparente aplicada do DataCAD. Com o dwg e dxf, isso não ocorrerá, o arquivo ficará sem texturas. Você terá que reaplicá-las manualmente.

O 3ds do DataCAD vai abrir um mundo de possibilidades de integração com outros programas aliado à produtividade.


Editado pela última vez por Arthur Emmanuel em Qua Set 12, 2007 8:35 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arthur Emmanuel



Registrado: 31/08/06
Mensagens: 352

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Primeira dica:
Ao exportar o 3ds do DataCAD, crie uma nova pasta com o nome do arquivo.

Segunda dica:
Abrindo a pasta, verifique que terá o arquivo 3ds e os arquivos das texturas em bmp.

Terceira dica:
Se o programa for o Blender, converta as texturas da pasta em jpg ou tiff, não deixe conservadas as antigas texturas de bmp, antes de abrir no Blender.
Existem programas de visualização de arquivos que fazem conversão em lote, ou seja, convertem vários arquivos de imagens de uma vez.
Outros programas para renderização lêem bmp diretamente, não sendo necessária a conversão em lote.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Daniel



Registrado: 11/01/07
Mensagens: 5
Localização: Xaxim, SC

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 3:59 pm    Assunto: Layers Responder com citação

ola Arthur e Miguel, testei a nova ferramenta Tambem, mto interessante, porem qdo abro o arquivo 3ds no MAX, o arquivo vem somente em uma layer, ou seja, as layers do desenho do dataCAD nao acompanham após a exportação.

Fiz Algo errado? é assim mesmo? ou tem alguma forma de solucionar isso?

as mudanças estão mto boas, importação de blocos sketchup é sensaional

obrigadoo

Abraçooo
_________________
Daniel Rosolen - Arquiteto e Urbanista
Instrutor Certificado - DataCAD
Usuário desde a versão 8
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 5:11 pm    Assunto: Re: Layers Responder com citação

Daniel escreveu:
...qdo abro o arquivo 3ds no MAX, o arquivo vem somente em uma layer, ou seja, as layers do desenho do dataCAD nao acompanham após a exportação.

Daniel,

Gostaria de pedir para você, ao Arthur, e a quem mais possa testar, que tente ver se há alguma forma de ajustar a exportação com todas as layers na posição correta.
Teste fazendo mudanças no quadro de ajustes de propriedades do programa, inclusive DWG/DXF, etc.

Assim que tenha certeza deste comportamento (correto ou não) poderei notificar o pessoal da DATACAD para que façam as alterações desejadas.

Aguardo pelas contribuições, sempre qualificadas.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arthur Emmanuel



Registrado: 31/08/06
Mensagens: 352

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

No Blender, esse problema não existe.

Quando exportamos o 3ds, o software separa as layers por objetos. Então se por exemplo, seleciono o gramado e mudo o material para outro gramado no Blender, fica facílimo selecionar o objeto equivalente ao layer, tanto podemos selecionar na tela quanto em uma espécie de explorer dos nomes de objetos.

Trabalhar com objetos não significa que não use layers. O Blender trabalha com dois níveis de layers. Um layer engloba vários objetos. Um layer de nível maior contém vários layers.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil