Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Paredes e Materiais

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 6:38 pm    Assunto: Paredes e Materiais Responder com citação

Olá Miguel

Quando iniciamos um projeto não temos, necessariamente, que definir que tipo de material vai ser utilizado para cada parede.
É uma etapa posterior. Primeiro definimos o projeto.
No caso das "Paredes Inteligentes", me parece, temos que partir de um tipo de parede em que um dos lados, pelo menos,
já tenha sido definido o material que vai ser utilizado, através do Gerenciador de Paredes, e num segundo momento podemos
definir o material do outro lado da parede através de Propriedades das Paredes.
Gostaria de tirar uma dúvida antes de dar minha opinião quanto a isto.
Quero iniciar um projeto e não quero definir materiais ainda, só depois de concluir o projeto.
Como defino o tipo de parede?
Só quero definir altura e a espessura da parede.
Tenho que criar um novo tipo de parede, por exemplo, sem materiais?
Tentei fazer isso, sem atribuir materiais, mas aí eu não consigo materiais diferentes para cada lado da parede.
Como resolvo isso?
Estou fazendo errado ou há outra maneira de faze-lo?

Um abraço,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18


Editado pela última vez por Henrique S. Badalotti em Dom Mar 02, 2008 12:01 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Henrique S. Badalotti escreveu:
...Quero iniciar um projeto e não quero definir matérias ainda, só depois de concluir o projeto.
Como defino o tipo de parede?
Só quero definir altura e a espessura da parede.
Tenho que criar um novo tipo de parede, por exemplo, sem materiais?

Boa pergunta, Henrique. Vai permitir esclarecer o modo mais simples de usar as habilidades das entidades inteligentes.

Antes de iniciar, escolha simplesmente uma parede com a espessura/geometria que você quer usar. Não se preocupe com o Material e nem com a Altura da parede. A altura dela é tomada a partir da informação Z-Base e Z-Altura definida no momento de seu lançamento, e pode ser alterada quando for necessário, pelo uso do comando Alterar/Z-Base-Z-Altura.

Já para o material há duas formas de alterar: pelo Tipo de Entidade e pelo Material atribuído a esta.

Suponha que depois de lançar o seu projeto você quer trocar o material de uma parede. Use o comando de Propriedades (Ctrl+Bot.Direito) ou duplo-clique sobre a parede, e escolha um Novo Tipo, com a nova formulação que você escolher. [Item 1 na imagem abaixo]
E você pode mudar todas de um mesmo tipo, de uma só vez, usando o comando "Buscar e Substituir..." no menu horizontal superior Editar.



Outra forma é mudar diretamente o material na face da parede, usando o mesmo menu de contexto (Ctrl+Botão direito do mouse), mas esta opção somente é autorizada quando não tiver sido feita a escolha de um material específico para esta face, no momento da sua criação. [Item 2 na imagem acima]

Assim, se você abrir o Gerenciador de Paredes e tornar ativo um dos modelos já criados, vai observar que numa das faces (Linha 1) há um material escolhido, enquanto para a outra face (Linha 2) a chave "Usa ajustes do Desenho" está ativada, o que torna alterável o tipo de material para aquela face. Este ajuste permitirá que você escolha posteriormente o material para a segunda face conforme sua conveniência.



Lembre que você pode ter paredes com uma das faces já ajustadas para cada um dos materiais disponíveis. Assim sugerimos sempre deixar a outra face para ser ajustada em cada caso.

O mesmo raciocínio de substituição de modelos (tipos) pode ser feito com as aberturas, pois estas se ajustam automaticamente às paredes inteligentes, ampliando ou reduzinfo a abertura na parede no que for necessário, sem que você tenha que intervir nestes ajustes.
Basta escolher uma nova janela ou porta numa parede inteligentes para que o sistema a ajuste automaticamente.

Citação:
Tentei fazer isso, sem atribuir materiais, mas aí eu não consigo materiais diferentes para cada lado da parede. Como resolvo isso?

Se você deixar uma parede sem os materiais escolhidos em ambas faces, ao alterar o material estas terão o mesmo material para as duas faces.
Por esta razão convém ajustar uma face pelo tipo, e deixar o material livre para uma só das faces, ganhando maior flexibilidade nos ajustes.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel

Citação:
Suponha que depois de lançar o seu projeto você quer trocar o material de uma parede. Use o comando de Propriedades (Ctrl+Bot.Direito) ou duplo-clique sobre a parede, e escolha um Novo Tipo, com a nova formulação que você escolher. [Item 1 na imagem abaixo]
E você pode mudar todas de um mesmo tipo, de uma só vez, usando o comando "Buscar e Substituir..." no menu horizontal superior Editar.

Para isso Miguel, tenho que ter definido previamente o Novo Tipo de Parede e carrega-lo para que ela possa estar na opção.
Num projeto que estou desenvolvendo com 4 apartamentos por pavimento, para dar a idéia de opções diferentes de cores e materiais para cada apartamento, foi preciso criar 16 novos Tipos de Paredes só por causa do material. As paredes tinham uma textura ou material diferente de cada lado.
Ficou um processo trabalhoso, lento e cansativo.
Porque no tipo de parede foi vinculado o material?
Qual a razão para isso?
Na minha opinião o material, texturas ou cores deveria ser um processo totalmente independente.
Deve ser um processo rápido. Escolher o material ou textura diretamente do arquivo de texturas e clicar a linha ou na face da parede simplesmente, como outros programas já o fazem. O SketcUp atribui a textura com apenas 2 clics do mouse.

Um abraço
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Henrique S. Badalotti escreveu:
...Para isso tenho que ter definido previamente o Novo Tipo de Parede e carrega-lo para que ela possa estar na opção.

Concordo inteiramente com você sobre a praticidade de se tornar independente a escolha dos materiais em relação ao modelo 3D, e acredito que este é o próximo passo a ser implementado nesta área.
Como sugestão, diria que você pode começar, por exemplo, nas paredes externas com uma parede do tipo 25_Branco, e nas paredes internas com outra parede do tipo 15_Branco, ambas usadas como genéricas. Essas paredes terão uma face pré-definida e a outra alterável individualmente, no momento em que desejar.

Citação:
Porque no tipo de parede foi vinculado o material?
Qual a razão para isso?

Este primeiro passo foi definido como ponto de partida para a criação das paredes inteligentes. Nossa expectativa é de que nas etapas seguintes se introduza mais flexibilização na escolha dos materiais.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Miguel.

Vamos aguardar e cobrar pois vejo como uma melhoria extremamente necessária e urgente diria.

Abraço,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil