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Dicas Rápidas - 2º Mês
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Autor Mensagem
Miguel Palaoro
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MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 21 - Incrementando as Paredes (3)
Outra solução interessante, facilmente utilizável quando você emprega paredes com múltiplas linhas, é dar a impressão de esboço no desenho do projeto. Com este modo de apresentar, o desenho fica mais próximo do artesanal, o que costuma ser valorizado.

O seu projeto pode ficar assim:




Para chegar neste resultado, você deve dar dois passos. No primeiro vai ligar a opção do menu Mostrar, Linha de Esboço. No segundo vai alterar o comprimento das linhas de esboço no menu Alterar escolha a opção Linha Esboço. Defina o novo valor em 4cm e selecione apenas as linhas da borda (no exemplo, em vermelho).




E na apresentação final do projeto, se quiser voltar à forma tradicional do desenho, basta desligar a opção do menu Mostrar, Linha Esboço e a sua planta ficará assim:




Bom trabalho.
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Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Sáb Mai 27, 2017 3:12 pm; num total de 2 vezes
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Miguel Palaoro
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MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 22 - Zoom com Rodinha do Mouse

Se o seu mouse tem a rodinha na posição do botão do meio, você pode usá-la para fazer um Zoom dinâmico, com resultados muito produtivos.
Pelo fato de que no DataCAD o botão médio do mouse é o botão da precisão, que permite localizar exatamente uma extremidade ou o ponto médio, a tangente a uma curva, etc., deixamos o uso da rodinha do mouse para ser usada em conjunto com a tecla Control. Assim você não tem problemas ao usar o botão médio do mouse para a captura de precisão no desenho.

Se você quiser modificar este modo de atuar a rodinha do mouse, deixando-a sempre livre para a função de Zoom, entre no menu superior [Caixa de Ferramentas/Configurar] e abra a guia Geral.
Dentro desta guia procure o painel Zoom p/ Rodinha no Mouse e desligue o interruptor.

A partir daí, ao mover a rodinha do mouse, a tela automaticamente será modificada na escala de visualização.
Para retornar ao modo normal, ligue o interruptor no mesmo local.

Bom trabalho.
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Ter Jul 15, 2014 2:42 pm; num total de 1 vez
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MensagemEnviada: Qui Nov 23, 2006 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 23 - Rotação Dinâmica

Quando você está trabalhando num projeto de layout, imagine que um certo objeto, uma mesa por exemplo, ficou rotacionado num ângulo diferente do ortogonal.

Você pode controlar a rotação dos demais objetos que incluir junto com este, usando o menu Rotacionar e ativando a opção Dinâmica.
Com isso você pode escolher o melhor ângulo para o posicionamento na planta.




O objeto pode ser controlado com o cursor do mouse.




Bom trabalho.
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Sáb Mai 27, 2017 3:13 pm; num total de 2 vezes
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MensagemEnviada: Sex Nov 24, 2006 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 24 - Uma Nova Elevação

Imagine que o seu projeto tem parte do layout composto de paredes com essas 3 direções, duas delas ortogonais e uma a 45 graus, na diagonal.

Para posicionar o observador numa elevação frontal ou na lateral direita é bem simples, bastando você usar os pequenos ícones do bloco de projeção, com Elevação Frontal e Lateral Direita.




Mas no caso de você querer visualizar o segmento de fachada do meio, terá que usar um comando para posicionar o observador numa outra Elevação. É sobre isto a Dica de hoje.
Dentro do menu Vistas 3D escolha a opção Elevações e daí clique sobre a opção F1 Nova Elevação.




A seguir, capture precisamente o canto da parede diagonal (com o botão médio do mouse), e aponte para o outro lado da fachada (para dentro do prédio). Com esta ação, além de definir a posição do observador você está indicando para onde está olhando.




Bom trabalho.
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Sáb Mai 27, 2017 3:14 pm; num total de 2 vezes
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MensagemEnviada: Sáb Nov 25, 2006 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 25 - Uma Elevação fora do Ortogonal

Caso o seu projeto tenha paredes em ângulos menos convencionais, você poderá usar uma função ágil para obter o ângulo e posicionar o observador corretamente naquela elevação.




Use o comando Geometria/Tangente, que você também pode acessar rapidamente com a tecla B.
Mas atenção: esta opção somente vai funcionar se houver uma linha 2D na direção da parede. O comando Tangente não identifica entidades em 3D.




A partir da definição do cursor no ângulo da parede, de cuja elevação você deseja visualizar, entre no menu Vistas 3D/Elevações/Nova Elevação, capture o canto desta e ao alinhar na perpendicular, aponte para dentro do prédio.




Bom trabalho.
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Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
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Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Sáb Mai 27, 2017 3:14 pm; num total de 2 vezes
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MensagemEnviada: Dom Nov 26, 2006 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 26 - Entendendo a Altura de 'Z' na
Elevação


Imagine que no seu projeto você queira projetar uma trave, um pergolado ou um elemento volumétrico defronte da entrada do prédio, como este na imagem.
A trave do exemplo vai ocupar a projeção da parede diagonal, e está 50cm afastada da parede, tendo uma espessura de 20cm.




Vamos criar um placa maior já na posição, e outra menor, da qual se criará um "vazio", e serão modeladas diretamente na elevação da parede.
Acesse o menu ENTIDADES 3D/Placas/Retangulares. Vamos definir Z-Base=0,50m (50cm) e Z-Altura=0,70m (70cm) para que a placa tenha 20cm de espessura, desenhada entre Z-Base e Z-Altura.




Posicione o observador na elevação da parede na diagonal, onde fica a
entrada do nosso prédio, usando como referência os cantos das dobras da parede.
O ponto de 'captura' da parede é de Z=0 e as duas marcas na parte de trás da seta definem Z-Base e Z-Altura.




Desenhe os dois retângulos na projeção em elevação da parede, deixando o segundo 30cm menor na altura e na largura dos dois lados, 30cm em cada lado.




A partir daí ponha o observador numa vista isométrica e crie um Vazio entre a placa principal e a interna.




O resultado você já viu na primeira imagem acima.

Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Seg Nov 27, 2006 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 27 - Rotação de Objeto 3D

Quando é necessário manipular um objeto em 3D no espaço, há diversas formas que podem ser utilizadas. Por exemplo, se você quer rotacionar um objeto em torno de um eixo, esta tarefa ficará mais fácil se posicionar o observador na localização favorável.

No caso, vamos usar um letreiro de loja, que foi criado com uso das Fontes TrueType (do Windows). Para desenhar a frase, o observador estava na posição ortográfica (em planta), portanto o letreiro ficou deitado sobre a prancha. Nossa tarefa é levantá-lo para que seja colocado na fachada da loja.




A primeira providência é posicionar o observador na Elevação Lateral Direita. Você vai ver o letreiro como na imagem abaixo. O ângulo a rotacionar fica assim na ortogonal da tela, que é o eixo Z. O sentido positivo é o anti-horário. Para pôr em pé o letreiro rotacionaremos 90º usando o pé das letras como o Centro de rotação.




O letreiro aparece aqui, já na posição correta. A partir daí pode ser colocado no lugar escolhido.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Ter Nov 28, 2006 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 28 - Espelhando textos na planta

Seu projeto tem simetria por um eixo na vertical e você já está com ele todo documentado. Na hora de espelhar se dá conta que o texto irá inverter, ficando ilegível.
No menu Espelhar há duas chaves importantes, que você deve ligar antes de selecionar o conjunto a espelhar. São as opções S2 E Copiar, que permite espelhar o conjunto, mantendo intacto o lado original, e a opção F0 Texto Fixo, que fará com que o texto se mantenha fixo na orientação correta.

O conjunto pronto ficará assim:




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Qua Nov 29, 2006 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 29 - Resolução de Imagens Bitmap

A resolução é determinada pelo número de pontos que a imagem desenha na tela, na horizontal e na vertical.
Abaixo você vai ver dois detalhes da mesma posição de uma imagem, o canto da moldura, com resoluções diferentes.
Na parte superior a imagem tem 52 pixes (pontos gráficos) na horizontal, enquanto na inferior o número de pontos é de 13 na horizontal. Observe que o endentamento na imagem inferior é 4 vezes maior do que na superior, o que dificulta a clareza da imagem.




Aqui duas imagens sobrepostas podem ser diferenciadas com facilidade pelas diferenças de resolução. A superior tem 536 pontos na horizontal enquanto a inferior tem 134 pontos na mesma direção.




Bom trabalho.
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MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Dia 30 - Imagem Vetorial ou Bitmap ?

Estes dois termos aparecem com frequência em nossa área, quando você está necessitando produzir uma imagem para imprimir ou um projeto para ser manuseado por outro profissional. DataCAD é um software de precisão, que trabalha com as informações em formato Vetorial. Esta expressão vem de Vetor, que é uma linha com ponto de origem (coordenadas definidas), inclinação e comprimento definidos, e ponto final, também com coordenadas definidas. Assim você pode se aproximar como quiser da imagem, em 'Zoom', e sempre terá esta na mesma aparência e mesma espessura.




Um formato vetorial bastante usado por nós é o PDF (Adobe Acrobat), usado na impressão de pranchas, e garante alta qualidade nas imagens impressas.

Formato Bitmap. Também conhecido como formato Raster, o formato bitmap vem do nome, mapa de bits, que descreve os pontos em sua dimensão em relação ao tamanho da tela. Assim, quando você se aproxima de uma imagem raster (bitmap) esta vai perdendo qualidade até ficar virtualmente não identificável.



Genericamente você pode identificar que um desenho feito no software CAD tem o formato Vetorial, enquanto uma fotografia tem formato Bitmap.

Bom trabalho.
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