Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Programação LISP usando os comandos acedCmd e acedCommand

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 5:06 pm    Assunto: Programação LISP usando os comandos acedCmd e acedCommand Responder com citação

Um pouco do conceito de programação LISP usando os comandos acedCmd e acedCommand
por Fenton Webb*
Obs.: Os conceitos aqui expostos servem 100% para AutoCAD e para BricsCAD.

Se você estiver seguindo minhas postagens, provavelmente já percebeu que eu realmente gosto de usar acedCmd e acedCommand (comandos em LISP).
Eu queria dizer a você como deve formatar as strings, linhas de Comando, e atalhos de teclado que você atribui para suas funções.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre linhas de Comandos (strings). Softwares CAD vem em muitas línguas, e as linhas de comando para acionamento dos comandos são traduzidas para cada idioma. Isto significa que você nunca pode garantir que o comando LINE (Linha, em inglês) será chamado da mesma forma na versão russa ou na versão em português, por exemplo.
Como um programador, se usar os recursos acedCmd ou acedCommand, você realmente não terá que se preocupar com as linhas de comando traduzidas. Com esse recurso se pode sempre acessar o comando original em Inglês (na versão não localizada de qualquer linha de comando) usando o símbolo sublinhado.
Por exemplo:

_LINE

Outra questão que os programadores não querem se preocupar quando se utiliza acedCmd ou acedCommand, é se usuário vai usar o comando REDEFINE de qualquer dos comandos que se quer usar. Se o usuário precisar usar o REDEFINE pode fazer com que nosso programa falhe, pois este recurso pode mudar a maneira como o comando que está sendo usado vai trabalhar - custando suporte adicional!
Felizmente, com uso do recurso acima também se pode acessar o Comando sempre na sua função original usando, por exemplo:

.LINE

Daqui em diante, ainda melhor se você combinar os recursos em conjunto, com:

_.LINE

Em suma, a maneira mais eficaz de usar linhas de Comando é com o recurso de acedCmd e acedCommand, adicionando este prefixo ( _. ) a todos os Comandos no seu programa.

Por último, vamos falar sobre os atalhos de teclado onde você pode utilizar os recursos de acedCmd ou acedCommand.
Da mesma forma que os Comandos, atalhos também são próprios em cada língua, e mais uma vez, você não vai querer se preocupar em usar atalhos que sejam diferentes em diferentes versões localizadas do AutoCAD ou Bricscad, por isso podemos usar a técnica do sublinhado:

_Startpoint

Você vai perceber que eu especifiquei esse atalho escrito por inteiro, não apenas como _S. A razão pela qual se recomenda que você faça isso é puramente a partir da experiência...

A primeira razão é que Comandos são recursos vivos, e podem mudar no futuro. Se você especificar somente _S, e mais tarde for introduzido um novo atalho, chamado, por exemplo, _Separate, em seguida o seu código estará quebrado.
Portanto, sempre use o atalho inteiro. Você vai economizar tempo e esforço no futuro.

A segunda razão é da prática de programação. É mais fácil de ler no seu código. Você vai ficar feliz de reconhecer o comando na listagem do programa, quando estiver tentando lembrar o que aquele comando está fazendo.

Artigo publicado por Fenton Webb no seu Blog "A maneira "correta" de usar os comandos acedCmd() acedCommand() em ObjectARX/BRX, .NET, ou LISP".
*Fenton Webb é membro do time de Desenvolvimento da Autodesk desde o ano 2000. Especialista nas API's do AutoCAD® e AutoCAD OEM, entre outras plataformas. Fenton tem grande experiência no desenvolvimento de aplicações nos domínios da engenharia civil e na engenharia estrutural.

Para você conhecer e testar todos os recursos do BricsCAD, baixe uma versão de avaliação grátis, válida por 30 dias, daqui: https://www.bricsys.com/pt_BR/
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil