Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Dúvidas Datacad X3

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Provazzi



Registrado: 06/05/11
Mensagens: 15
Localização: Goiânia, GO

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 8:41 pm    Assunto: Dúvidas Datacad X3 Responder com citação

Olá, estou começando a utilizar o DatacadX3 para elaboração de projetos de arquitetura e surgiram algumas dúvidas. Já tenho experiência em CAD com o Autocad e também uso cad específico pra projetos complementares. Vamos as dúvidas iniciais: 1)Como seto o comado MEDIR com a opção pontoaponto automaticamente já que esta opção é a mais utilizada??? 2)A macro Telhado 3D cria polígonos tridimensionais e não placas que no meu entender são muito mais fáceis de manipular para criar vazios, etc. Existe uma maneira de, após criar o telhado com a macro, converter os polígonos tridimensionais em placas???. 3) Podemos utilizar também, para criar lajes, telhados, rampas, etc, as polilinhas tampadas e fechadas com Zbase e ZAltura?? Por enquanto é isso.
_________________
Marcos de Morais Provazzi - Eng Civil
Goiânia, GO
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 17, 2012 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Marcos Provazzi escreveu:
Olá, estou começando a utilizar o DatacadX3 para elaboração de projetos de arquitetura e surgiram algumas dúvidas. Já tenho experiência em CAD com o Autocad e também uso cad específico pra projetos complementares. Vamos as dúvidas iniciais:

Olá Marcos, seja bem vindo.

Citação:
1)Como seto o comado MEDIR com a opção pontoaponto automaticamente já que esta opção é a mais utilizada???

A forma mais simples é teclar 'Alt+X' e em seguida F4.
Alt+X é o atalho para acessar o comando Medir, e F4 a opção 'Ponto a Ponto'.

O DataCAD oferece variadas formas de criar atalhos de teclado que lhe facilitem a memorização e melhorem a produtividade, em diversos arquivos e configurações.
E ainda, se quiser, você poderá alterar este mesmo atalho, para que acesse diratemente a opção F4. O arquivo que gerencia esses primeiros atalhos de teclado se chama 'DCADWIN.MCR' e se localiza na pasta 'C:\DataCAD X3\Support Files' da sua instalação.
Mas, atenção, tenha cuidado: Ao alterar este arquivo, guarde uma cópia de segurança do arquivo original, para recuperar a forma padrão, em caso de acidente. E também para trazer a sua de volta, quando precisar, pois ao reinstalar o programa ou atualizá-lo o arquivo será sobreescrito pelo padrão default.

Para alterar o arquivo 'DCADWIN.MCR' aconselho a utilizar o Bloco de Notas do Windows.
(Atenção: NÃO USE um editor de textos, como Word, por exemplo, pois esses fazem formatações de caracteres, e o arquivo vai deixar de funcionar)

Abra o arquivo com o Bloco de Notas, que tem formato texto-puro e na linha correspondente ao atalho de acesso ao comando Medir (X), adicione o caminho suplementar 'F4' no final da linha e complete com acento circunflexo isolado.
É assim:
Código:
X^26#^
//menu Medir

Vai ficar assim:
Código:
X^26#^F4^
//menu Medir

Obs.: O número '26#' é pré-codificado como acesso direto ao comando Medir.
Confira todos os comandos disponíveis, nas duas páginas a seguir.
Números de Função Pré-codificados:
http://www.datacad.com/ddn/built-in_function_numbers.htm
Códigos que usam Caracteres Estendidos:
http://www.datacad.com/ddn/extended_character_codes.htm
Observe que ambas as páginas estão em inglês, pois são manejadas diretamente pela DATACAD, nos Estados Unidos. Qualquer adição de novo comando ou função será efetuada por eles diretamente, e você já vai ficar sabendo na hora em que consultar.

Citação:
2)A macro Telhado 3D cria polígonos tridimensionais e não placas que no meu entender são muito mais fáceis de manipular para criar vazios, etc. Existe uma maneira de, após criar o telhado com a macro, converter os polígonos tridimensionais em placas???.

A resposta rápida é Não. A resposta mais elaborada é "pode haver vantagens" em usar polígonos ao invés de placas.
Placas são ótimas quando o modelo 3D que você precisa é de formas diretas, mas se seus planos são mais elaborados, onde tenha muito recortes, os polígonos são mais flexíveis pois, por não terem "espessura" podem ser ajustados a qualquer inclinação ou extensão, e vão cumprir o pepel que deseja.

Aqui está um filme que mostra a edição de vértices em placas inclinadas, e você pode usar exatamente assim também com polígonos inclinados:
http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=1433
O tutorial ensinando passo-a-passo estas operação:
http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=1338

Ainda existe o recurso de usar o comando Faca 3D que permite o recorte (e remoção) de partes de entidades que estejam na área demarcada. Você pode conhecer aqui:
http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=1649

Citação:
3) Podemos utilizar também, para criar lajes, telhados, rampas, etc, as polilinhas tampadas e fechadas com Zbase e ZAltura?? Por enquanto é isso.

Sim, Polilinhas podem ser usadas em telhados e rampas, e tem vantagens no traçado por permitirem arestas curvas. Vale, no entanto, a observação acima sobre a maior flexibilidade dos Polígonos 3D, por terem apenas uma face e serem alteráveis ao máximo, tanto em inclinação como posicionamento de seus vértices.

Explore os recursos e você vai ver que sempre haverá um modo de criar em 3D todos os recursos de forma do seu projeto.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Provazzi



Registrado: 06/05/11
Mensagens: 15
Localização: Goiânia, GO

MensagemEnviada: Sáb Mar 17, 2012 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas explicações Miguel,

já tinha visto os vídeos mostrando a manipulação das placas inclinadas e consegui reproduzir no meu projeto com facilidade. Porém foi aí que surgiu a dúvida com o macro do telhado. Ao usar esta macro tentei manipular os polígonos 3d do mesmo jeito e não consegui (aliás foi aí descobri que eram polígonos e não placas). Não sei se fiz alguma coisa errada mas a dificuldade que tive foi que, enquanto com a placa bastava selecionar as placas envolvidas pra fazer a manipulação, no polígono precisava selecionar uma face de cada vez (superior e inferior) pra conseguir o mesmo resultado. Quando fazia o procedimento com a primeira face do polígono (superior) o desenho ficava confuso dificultando a visualização da outra face (inferior) pra repetir o procedimento.
_________________
Marcos de Morais Provazzi - Eng Civil
Goiânia, GO
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 17, 2012 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos Provazzi escreveu:
...Não sei se fiz alguma coisa errada mas a dificuldade que tive foi que, enquanto com a placa bastava selecionar as placas envolvidas pra fazer a manipulação, no polígono precisava selecionar uma face de cada vez (superior e inferior) pra conseguir o mesmo resultado. Quando fazia o procedimento com a primeira face do polígono (superior) o desenho ficava confuso dificultando a visualização da outra face (inferior) pra repetir o procedimento.

É exatamente isso, Marcos. Na medida em que você tem mais entidades, a manipulação precisa ser feita em separado.

Se você prefere trabalhar com placas inclinadas, vou lhe ensinar uma técnica que tenho recomendado aos usuários, que é de usar o traçado com a macro de Telhados apenas como uma forma rápida de obter as informações (as cotas e projeções ao plano XY) que irão servir para modelar em placas a seguir.
Considerando que a macro permite traçar panos e águas de telhado com facilidade, em cada setor da edificação que tenha uma mesma cota, na medida em que tenha coberto um setor usando a macro, você pode identificar a face inferior do telhado (na verdade este é o polígono da face inferior).
Selecione o polígono inferior pelo menu Identificar e as informações das cotas (mínima e máxima) irão aparecer na barra inferior. Se você clicar sobre a opção Z-Mínimo na coluna vertical de menus, ele vai assumir o valor do Z-Base encontrado naquele polígono. Isso vale também para o valor de Z-Máximo que irá refletir o valor do Z-Altura no mesmo polígono.

Assim pode traçar placas inclinadas de telhado, usando as cotas obtidas na forma acima descrita, na mesma posição. Ajuste a espessura da placa para definir a espessura do telhado.

Depois de traçar e ajustar as placas, pode eliminar os panos de telhado que haviam sido criados com a macro.
Use layers em separado, pois fica mais fácil manter o desenho limpo.

Bom trabalho.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Provazzi



Registrado: 06/05/11
Mensagens: 15
Localização: Goiânia, GO

MensagemEnviada: Sáb Mar 17, 2012 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Miguel, vou utilizar esta técnica. Quando surgirem novas dúvidas posto aqui no forum. Obrigado pelo retorno rápido.
_________________
Marcos de Morais Provazzi - Eng Civil
Goiânia, GO
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Suporte Tecnico Versoes Plena e LT Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil