Forum do PortalGraphics - Índice Forum do PortalGraphics
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Como Ativar e Desativar a Licença do DataCAD

 
Novo tópico   Este tópico está trancado: você não pode editar ou responder mensagens.    Forum do PortalGraphics - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1383
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 8:57 am    Assunto: Como Ativar e Desativar a Licença do DataCAD Responder com citação

Roteiro para Ativar e Desativar a Licença do DataCAD

A partir do novo método de Proteção por Software, do DataCAD, só existe uma montagem do programa, para instalação na sua máquina.

Esta mesma licença, que no início vai servir como Versão para Avaliação, pode ser ativada para liberar todos os recursos oferecidos pelo sistema.
Poderá ser transformada a qualquer momento numa licença Educacional, na versão LT e na condição mais completa, na Versão Plena.
Para cada uma dessas modalidades, haverá um código de ativação que vai funcionar instantaneamente. E agora também não é mais necessário transporte físico de nenhum tipo.

Estamos entrando na chamada Computação na Nuvem.

Duas Máquinas Habilitadas: Como da forma anterior com uso da trava de hardware, agora você também pode habilitar mais do que uma máquina para rodar o software, mesmo se tiver adquirido somente uma licença. Bastará desativar a licença na máquina atual a cada vez que desejar ativar na outra máquina.

Para download do arquivo de instalação, escolha sua versão e baixe daqui: http://www.portalgraphics.com.br/downloads

Obs.: Depois de ler este tutorial veja no final uma série de perguntas e respostas cobrindo todas as situações possíveis, inclusive a forma de criar um Atalho Especial, que pode fazer a operação de Ativar automaticamente ao entrar no DataCAD e Desativar automaticamente ao sair.

-----------------------------------------------------------------------------
Instalar e Ativar - Atenção para as Diferenças

Inicialmente quero ressaltar que são duas ações distintas: Instalar o software e Ativar a licença do software. São ações distintas que podem ser confundidas.

A instalação do software pode ser feita em quantas máquinas você quiser usar – cada uma em algum momento, enquanto a ativação da licença é que vai determinar em “qual” das máquinas o software vai poder funcionar – obrigatoriamente entre as máquinas onde já estiver instalado.

A instalação é feita no seu computador, a partir do duplo-clique no arquivo de instalação fornecido por nós.
A ativação é feita posteriormente, no servidor de licenças utilizado pela DATACAD LLC, nos Estados Unidos.

A instalação pode ser feita a qualquer momento, por você, no(s) seu(s) computador(es). Basta ter o arquivo de instalação, cujo nome pode ser DataCAD15Setup.exe ou DataCAD16Setup.exe que é o mesmo da versão de avaliação. Portanto, se você tiver duas máquinas onde vai querer operar o programa, instale o DataCAD em ambas. O uso em cada um desses computadores vai depender de estar ativada uma ou outra máquina.

Já a ativação precisa ser feita online, através do próprio software, para o servidor da DATACAD. Assim como a desativação, que permite transferir o uso do software de um computador para outro, precisa ser feita online.

Lembre-se que se você usa um computador e quiser deixar de usá-lo para usar o outro, a primeira coisa que deve pensar é em desativar da máquina atual para ativar na outra máquina.

A seguir veja como se faz a ativação e a desativação das licenças como servidor.
-----------------------------------------------------------------------------

A Instalação Inicial da Licença

A instalação inicial na sua máquina segue a rotina normal. Depois de baixar o arquivo de instalação para sua máquina, ative o programa de instalação.
O sistema irá se instalar num local definido, onde pode ser acessado para ações posteriores, quando for necessário.

Depois de instalado pela primeira vez, vai aparecer a seguinte tela, oferecendo opção para Comprar, Ativar, ou Avaliar o software por um período de 45 dias corridos.



Para Avaliar o Software

Siga a Última opção do menu e faça todos os testes que deseja, por um período de 45 dias corridos.

Para Ativar a Licença Adquirida

Para Ativar, clique a terceira opção e preench os dados como na tela abaixo, inserindo os número da licença (ID) e Senha que recebeu.



O sistema irá verificar o registro e a senha para fazer a ativação online:



E para completar, uma mensagem vai confirmar que a ativação está feita.



Pronto. A partir daqui você poderá usar o software normalmente.

E no caso de querer usar o software eventualmente numa outra máquina, o que se deve fazer ?

Cada licença adquirida permite manter rodando o software em 1 computador de cada vez. Se tiver duas licenças serão duas máquina simultâneas, e assim por diante.

Atenção: Você poderá ter uma só licença e mesmo assim rodar em mais do que uma máquina. Para isso terá desativar da máquina 1 e ativar na 2, o que pode ser feito sem dificuldade.

Como Desativar a Licença da Máquina Atual

Para desativar a licença de uma máquina onde esteja rodando normalmente cumpra as seguintes passos:

1) Estando no DataCAD, feche todos os arquivos, mas não saia do programa. Vai ficar a tela cinza no fundo.
2) No menu Ajuda surge uma opção Ações da Licença.
3) Numa sub-opção desta, clique em Desativar este Computador....



4) O sistema vai pedir sua Confirmação.



Deve apenas lembrar que para usar numa outra máquina, deverá ter desativado da anterior.

Para Ativar Na Segunda Máquina

Inicialmente você deve instalar o software na segunda máquina. Depois de instalado o DataCAD, e já tendo sido desativada a licença nessa máquina, pelo menos uma vez, vai aparecer a seguinte tela, oferecendo opção para Comprar uma licença nova ou Ativar a sua licença do software.



Para Ativar, clique a segunda opção e preencha os dados como na tela abaixo, inserindo os número da licença (ID) e Senha que recebeu.



O sistema vai se conectar automaticamente ao servidor online e processar a ativação.

Em seguida virá a confirmação:



Pronto. Você já pode usar a máquina atual, normalmente.

---------------------------------------------------------------------------
Outras Perguntas Frequentes:
---------------------------------------------------------------------------

Para rodar o DataCAD preciso estar sempre online ?

Não. Você poderá ficar offline (sem conexão à Internet) por períodos de até 45 dias, mas antes do final deste prazo deverá levar a máquina a um local com conexão viva da Internet, para fazer nova validação. Atenção: A re-validação é feita automaticamente, logo que ligar seu computador conectado à Internet. Pode entrar no DataCAD e verificar que não mais aparece a mensagem contando os dias disponíveis para operar sem acesso à Internet.
A partir deste momento, terá novo período de 45 dias para utilizar o programa sem estar online. Pode repetir este processo em intervalos de 45 dias, indefinidamente.

---------------------------------------------------------------------------
Para Rodar o DataCAD pela Primeira Vez, preciso estar online ?

Sim. Para Ativar o funcionamento da licença é necessário estar com a máquina online (com acesso ativo à Internet). Isso serve para o primeiro momento. Depois disso poderá ficar até 45 dias sem conexão e revalidar antes do final deste período. Veja a resposta anterior.

---------------------------------------------------------------------------
Para usar em duas máquinas preciso ter duas licenças ?

Sim, se você pretende usá-las simultaneamente.
Não, se vai usá-las em separado. Terá que lembrar de Desativar numa máquina para Ativar na outra e vice-versa.

---------------------------------------------------------------------------
A Rotina de Ativar/Desativar é Problemática ?

Funciona como se usasse a Trava de Hardware. Só que agora você não precisa levar nada junto com você, pois o registro é mantido na Internet.
Basta seguir a rotina de desativar a máquina onde esteve trabalhando e ativar a licença quando chegar à nova máquina.
Não esqueça que ao sair dessa segunda máquina, deve novamente desativar a licença, para deixar disponível o uso na sua máquina anterior.

Na realidade a rotina não vai mudar em relação ao modo como funciona hoje, com a trava USB.
Se antes você precisava lembrar de pegar a chave de hardware para trabalhar na outra máquina, agora vai lembrar-se de desativar a licença no computador que estiver sendo usado.

---------------------------------------------------------------------------
Qual a diferença entre este método de ativação e o outro, por código estático ?
A licença por código estático, que é usada por muitos softwares, não permite que se faça a desativação, e portanto não permite trocar de uma máquina para outra com frequencia, pois o registro da licença depende dos dados de cada máquina e o fabricante gera um código "a partir das informações da máquina" onde está sendo instalado. Naquele caso você precisa comprar uma licença nova para cada máquina adicional onde quiser usar o software.
A solução adotada pelo DataCAD é mais flexível, pois permite que você trabalhe com mais do que uma máquina sem perder a efetividade. A única exigência é que quando for ativar uma máquina nova, precisa ter desativado a anterior.
Por outro lado, se você usa uma máquina portátil não precisa se preocupar com a conexão. Pode levar a máquina para onde quiser e ela vai funcionar perfeitamente, se tiver sinal de Wi-Fi disponível, ou por até durante 45 dias, sem precisar reativar. E para renovar o prazo, faça uma simples entrada no software dentro deste prazo numa área onde haja conexão viva. O processo não tem desgaste.

---------------------------------------------------------------------------
Não possuo Internet em banda larga. Posso habilitar o uso do DataCAD ?
Sim. A habilitação é um processo instantâneo e não requer nenhuma velocidade especial da conexão. Pode ser feito em qualquer conexão, mesmo de baixa velocidade.

---------------------------------------------------------------------------
Estou em um local com acesso instável à Internet. Minha máquina irá funcionar ?
Sim. A operação do dia-a-dia não requer acesso à Internet. Basta que a cada 45 dias a máquina esteja conectada à Internet para se dar a normalização do processo.

---------------------------------------------------------------------------
Costumo levar minha máquina portátil para a praia, ou para a serra, nos finais-de-semana, e há lugares onde o sinal de internet às vezes é inexistente. Posso ter o programa operando ?
Sim. Basta estar com o software habilitado antes de sair de casa e o programa vai permanecer disponível por período sem cobertura de Internet, por até 45 dias.
A partir do momento em que faltar 7 dias para vencer o prazo ele emite um aviso na entrada orientando você a procurar uma conexão viva de Internet, que pode ser em local de acesso público, na estação rodoviária, na praça, no banco e em muitos lugares.

---------------------------------------------------------------------------
Posso ativar o software numa máquina portátil num local público ?
Sim. Qualquer local, com qualquer velocidade de conexão, é suficiente para ativar a licença na sua máquina portátil.

Bom Trabalho!
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Este tópico está trancado: você não pode editar ou responder mensagens.    Forum do PortalGraphics - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil