Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Inserindo um Quadro na Parede

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2007 11:57 am    Assunto: Inserindo um Quadro na Parede Responder com citação

Versão do programa: Você pode fazer este tutorial usando DataCAD a partir da versão 11 LT

Você está criando um ambiente de Arquitetura de Interiores, e quer incluir na parede uma famosa pintura de Paul Gauguin, que o seu cliente acabou de adquirir. Aqui você pode apreciar a obra. É o retrato de outro mestre, Van Gogg, contemporâneo de Gauguin, trabalhando na criação de uma de suas obras primas: os Girassóis. O quadro é retangular, medindo 58x45cm, e vamos enquadrá-lo numa moldura da nossa biblioteca.



Usando o renderizador interno do DataCAD se pode fazer esta definição com algumas providências bem simples.
Além do DataCAD você precisará usar um Editor de Imagens em bitmap para ajustar a imagem da pintura que será projetada. Existem muitos no mercado, entre os quais os mais conhecidos são o PhotoShop e o Paint Shop Pro. Um exemplar de editor de imagens gratuito, mas com muitos recursos, é o Picasa (imagem abaixo), que pertence ao Google. Pode ser baixado por aqui: [http://picasa.google.com/index.html]



A parede é esta aqui na imagem e a pintura de Gauguin que vamos inserir no quadro aparece no detalhe. Inserimos um quadro de parede obtido na biblioteca regular do DataCAD, aumentando seu tamanho para melhorar a expressividade. Essa moldura está na sub-pasta Acessórios de Sala de Estar, dentro de \Symbols.



O segredo para inserir uma imagem isolada: Definir a origem para a textura a ser projetada no quadro, e ajustar a escala de visualização do objeto. A imagem da pintura será projetada sobre um polígono 3D, presente dentro do quadro.
Nota: Imagens ou texturas a utilizar sempre devem ter a forma quadrada. No caso da imagem do quadro é retangular, como se pdoe conferir abaixo.




Você deve aumentar o campo de fundo da imagem na posição oposta à origem da textura, tornando-a quadrada. Com esta técnica você vai inserir também árvores, pessoas, automóveis, etc. Observe que acrescentamos uma borda em preto, na parte inferior da imagem.



No menu Vistas a opção Origem da Textura abre o menu para selecionar o polígono no meio do quadro. Selecione o polígono como uma Entidade isolada e defina a Origem da textura usando a opção Cursor 3D. Observe na imagem.



Na etapa seguinte precisamos medir a maior dimensão do quadro. Entre no menu Medir e escolha a opção Ponto-a-Ponto, capturando a largura do polígono com exatidão.



A largura obtida (em metros) será o valor a ser usado na definição da Escala da textura no quadro de Ajustes de Renderização para o o2c. No caso a escala será 0,58 pois o quadro mede 58cm de largura.
Atenção: Até a Versão 11, para atribuir um material especial, quando a renderização é feita Pela Cor, você deve escolher uma cor especial para o polígono. Na versão 12 basta selecionar o polígono individualmente com Ctrl+botão direito do mouse, escolhendo a textura como um Material. Pelo Guia de Referência você aprende a criar um material Novo para usar no seu quadro.



Na última etapa é só mandar renderizar e a imagem da parede e quadro deverão ficar assim como abaixo.



Bom trabalho.
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Mai 28, 2009 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

Recebi um pedido de informações do nosso cliente Airton Sandri e passo a respondê-lo por aqui:

Studio Virtual Cenografia escreveu:
> Miguel esqueci de lhe informar que seja em qualquer vertice do retangulo
> onde eu definir a origem da textura, a imagem permanece na mesma posição
> Obrigado
> Airton

Airton,

Aqui tem uma imagem que criei usando o quadro de Gaughin projetado sobre 3 polígonos verticais.
Os dois primeiros são iguais (em tamanho) ao quadro, enquanto o terceiro é um pouco maior do que um quadro.


Os dois primeiros deles tem largura de 58cm x 48cm de altura que vem a ser o tamanho 'real' da tela do pintor.

Os pontos 1, 2 e 3 indicam a origem da textura para cada um dos polígonos. Como você pode observar, os polígonos 1 e 2 fizeram a projeção perfeita do polígono, e o quadro ficou ajustado em cada uma das respectivas origens.

No polígono '3' a origem intencionalmente foi especificada na metade superior do polígono. Isto faz com que a projeção do quadro seja calculada "a partir" daquele ponto.
Como o polígono é menor do que o dobro das imagens, somente parte de cada uma é alojada.
Ficou faltando a extremidade direita da imagem na direita e a parte esquerda do quadro na esquerda.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil