Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Criar um Material a partir de uma Textura

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Set 06, 2008 10:44 am    Assunto: Criar um Material a partir de uma Textura Responder com citação

Porque criar um Material e não usar diretamente uma Textura ?

Esta pergunta tem sido formulada por diversos usuários da versão mais recente, que desejam melhorar a produtividade, mas acharam inicialmente que a criação de um Material é um empecilho, pois requer um passo a mais do que o uso direto da imagem da Textura.
Neste tutorial vou mostrar a você que a criação do Material acelera a produtividade e traz ótimos benefícios, especialmente a quem cria maquetes em 3D, quer apresentar ao cliente materiais variados com rapidez e aproveitar a melhor qualidade.

A partir da versão 12 (e também no X3), ao invés de usar a textura diretamente projetada à face de um polígono se passou a usar um elemento novo, chamado de Material, que já traz consigo as configurações de iluminação, brilho, escala. Diferentemente da Textura, que é um bitmap estático, o Material pode ser armazenado pré-pronto, de modo que para usá-lo basta trazer para o desenho e escolher a entidade para a qual vai ser atribuído.

Na imagem abaixo um exemplo: tomei o bitmap da textura Azulejo Azul e criei duas variantes de materiais, um azulejo Azul Fosco e outro Azul Brilhante. Como você pode ver a textura é a mesma, mas o acabamento está modificado. Isto foi definido diretamente no material.




Mais um benefício para o uso do Material é que poderá ser anexado a uma entidade, definida inclusive a origem da textura, e guardado como uma biblioteca. Por exemplo um elemento de composição no projeto para ser visualizado isoladamente, como uma árvore, pessoa, ou um quadro. Vou abordar esse assunto num outro tutorial aqui mesmo no Forum.

A definição que se denomina Material é na verdade uma solução muito engenhosa da equipe da DataCAD, pois se trata de um arquivo em formato texto-puro, de conteúdo fácil de ser entendido, que pode ser inclusive aberto e alterado pelo usuário, e onde ficam guardadas as informações sobre o comportamento da textura. Não se preocupe, no entanto, pois você não vai precisar mexer neste arquivo. Seu uso é totalmente transparente. A seguir você pode tomar conhecimento do conteúdo deste arquivo e mais abaixo acompanhe a rotina passo-a-passo para criação de um Material Novo.




Partindo de um arquivo em bitmap representando uma Textura

Aqui você vê uma imagem bitmap da textura de um azulejo azul, conforme ela é apresentada pelo fabricante. Algumas características devem ser observadas no bitmap para que possa ser usado como textura: A imagem deve ter a forma quadrada e você deve ter a medida real de como vai ficar o tamanho deste mapa ao ser projetado sobre uma superfície plana, como uma parede, por exemplo. No caso, este bitmap terá o tamanho de 1m x 1m na parede do prédio.




Com uso do Windows Explorer, o arquivo bitmap é armazenado na sub-pasta Azulejos dentro da pasta Texturas, que se encontra na instalação usual do DataCAD.





Criando o novo Material para aquela textura.

1. Inicialmente você vai clicar no ícone Editar Materiais, situado na barra superior de ícones:




Ao entrar no quadro de diálogo Editar os Materiais, observe que não há nenhum material selecionado. Na ranhura superior esquerda aparece a expressão <Nenhum>. Vamos criar um Novo Material.




2. Clique sobre o botão Novo Material, digite o nome Azulejo Azul na pequena janela, e confirme. Observe que o nome do Material vai aparecer na ranhura superior à esquerda do quadro de diálogo.




3. Ative a caixinha Aplicar Textura, na parte inferior, e clique sobre o ícone com uma pasta, para escolher a Textura que será anexada a este material. Usando um quadro de diálogo semelhante ao Explorer localize a textura e confirme sua escolha. No caso está na pasta Texturas, sub-pasta Azulejos. Confirme e retorne ao quadro de diálogo para Editar Materiais.




4. O próximo passo será salvar este Material, para poder utilizá-lo posteriormente nos projetos. Clique no botão Salva Material na posição superior direita do quadro:




A seguir, pela janela de diálogo do Windows localize a pasta onde irá guardar o Material criado. Como se trata de um azulejo localize a pasta Materiais e a sub-pasta Azulejos, confirmando o nome de Azulejo Azul, e está pronto o seu novo material. A partir de agora ficará disponível junto com os demais materiais. O arquivo que define os materiais é um arquivo em formato de texto puro, criado e editável no bloco de notas. Veja o exemplo:




Para trazer Materiais do disco rígido para o desenho atual

1. No caso de você querer trazer este material, ou qualquer outro, para dentro de um arquivo de desenho, basta usar o ícone Trazer Novos Materiais, situado ao lado do anterior, também na barra superior de ícones:




A opção de Trazer Novos Materiais está disponível em muitos lugares dentro do DataCAD, entre menus e quadros de diálogo, e você pode usá-la livremente quando precisar.

2. Quando selecionar um material, verá aparecer automaticamente uma imagem prévia no quadro ao lado, o que vai facilitar a localização do material desejado. Ao confirmar, uma cópia estará dentro do desenho atual.




E para Remover Materiais não usados ?

Por último, mas não menos importante, é o caso de você ter trazido materiais demais, para testar os efeitos no modelo 3D, e querer removê-los do arquivo. Pode eliminar os excedentes, que não foram utilizados usando uma opção existente no quadro de diálogo Editar Materiais, no lado direito superior, o botão Depurar Materiais, elimina todos os materiais que não estão sendo usados neste modelo 3D.




Não se preocupe pois não estará perdendo materiais do seu disco rígido, mas apenas removendo-os do desenho atual.




Nota: Se no final, você ainda quiser eliminar completamente um material do seu disco rígido, faça o mais simples, usando o Windows Explorer apague o arquivo .INI da pasta de Materiais onde havia sido depositado.

Bom trabalho.
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS


Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Sex Mai 19, 2017 4:21 pm; num total de 5 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Sáb Set 06, 2008 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel,

Parabéns pela iniciativa de criar tutoriais exclusivos para clientes registrados DataCad.
Quanto ao tutorial acima:
Persistiu algumas dúvidas que já tinha comentado contigo.
1º - Fiz todo os procedimentos que você citou no tutorial para criar um novo material, porem ele não criou automaticamente o arquivo PNG, para ver na prévia. Deixei de fazer alguma coisa. No tutorial você não menciona isso.
2º Quando tenho, por exemplo, azulejos com dimensões retangulares - ( 22cm x 37cm), como faço para criar um bitmap de 1,00m x 1,00m?

Abraços,
Henrique
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Set 06, 2008 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Henrique S. Badalotti escreveu:
...1º - Fiz todo os procedimentos que você citou no tutorial para criar um novo material, porem ele não criou automaticamente o arquivo PNG, para ver na prévia. Deixei de fazer alguma coisa. No tutorial você não menciona isso.

Olá Henrique,

Não é mais necessária a imagem .PNG que auxiliava a visualização do material. Agora, quando criar um novo material a visualização se dará diretamente do bitmap da textura, situada na sua pasta original. Acabei de criar dois materiais diferentes, num computador com a versão 12.07, e funcionou como esperava.

Citação:
2º Quando tenho, por exemplo, azulejos com dimensões retangulares - ( 22cm x 37cm), como faço para criar um bitmap de 1,00m x 1,00m?

Haverá formas que não se pode representar como um quadrado, mas acredito que se pode tentar criar um pano múltiplo e trabalhar a escala do material. Neste momento não posso testar esta solução, mas irei examinar isso nos próximos dias e relatarei minhas descobertas aqui mesmo.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Henrique S. Badalotti



Registrado: 01/09/06
Mensagens: 247
Localização: Caxias do Sul, RS

MensagemEnviada: Sáb Set 06, 2008 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Miguel,

Resolvido o problema da minha pré-visualização. Na verdade eu tinha as texturas numa outra pasta, ainda da versão anterior. Agora as coloquei dentro da pasta Textura do DataCad 12.

Obrigado e um abraço.
_________________
Henrique S. Badalotti - Arquiteto
Caxias do Sul, RS - Usuário DataCad desde a Versão 8
DataCad Versão-18
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudia Azevedo



Registrado: 23/09/10
Mensagens: 1
Localização: Montenegro, RS

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 10:46 am    Assunto: Como coloco brilho no meu material Responder com citação

Bom dia

Entendi como crio um novo material mas não como coloco brilho nele.
outra duviada é como aplico a textura de tapete e faço com que ela fique do tamanho da placa que eu quero e tambem na mesma posição.


Abraços

Cláudia
_________________
Cláudia Oliveira de Azevedo - Desenhista Projetista
Montenegro, RS
Usuaria Datacad desde 1997
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 11:25 am    Assunto: Re: Como coloco brilho no meu material Responder com citação

Cláudia Azevedo escreveu:
Bom dia

Entendi como crio um novo material mas não como coloco brilho nele.

Cláudia,

O brilho é ajustado no quadro de diálogo de ajustes na renderização que se chama Editar os Materiais e pode ser acessado pelo ícone na barra superior.




Neste quadro, você vai criar um material "Novo" e dar o nome a ele que lembre que tem 'brilho' (item 1 na imagem). A seguir, pode usar o ícone de ajuste geral Fosco, Brilho, ou Vidro (item 2a), e ajustar ainda o percentual de reflexão (2b).
Para finalizar, não esqueça de salvar o Material (item 3) com as alterações realizadas, para que o novo material fique disponível para seus futuros projetos.




Citação:
...outra duvida é como aplico a textura de tapete e faço com que ela fique do tamanho da placa que eu quero e tambem na mesma posição.

O tamanho de um tapete por ser uma peça única você deve ajustar no material na proporção de 1,00 na escala para 1,00m no tamanho do objeto real, para que ocupe a totalidade do polígono que serve como suporte ao material.




A criação de um material para uma peça única, como é um tapete, segue a mesma metodologia de um quadro na parede, como você pode conferir aqui nesse outro tutorial:
http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=1239

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> DataCAD - Tutoriais Passo-a-Passo Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil