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"Explodir"

 
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Autor Mensagem
Antonio Carlos Ciffoni



Registrado: 15/09/06
Mensagens: 421
Localização: Várzea Paulista, SP

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 9:45 am    Assunto: "Explodir" Responder com citação

Miguel,
Quando "explodo" uma placa para polígonos, em cada face são gerados diversos polígonos; visualmente não dá para notar mas, se colocarmos texturas aí fica visível os "pedaços".
Tem como corrigir?
_________________
Antonio Carlos Ciffoni - Engenheiro Agrimensor
Várzea Paulista, SP
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Miguel Palaoro
Administrador do Forum
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Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 10:36 am    Assunto: Responder com citação

Ciffoni,

Na matemática da computação gráfica toda superfície precisa ser tratada com coordenadas exatas, de modo que todos os seus pontos sejam posicionados rigorosamente num mesmo plano. A única figura geométrica que garante a coplanaridade exata é o triângulo.

Assim, todas as superfícies quando são manuseadas são transformadas em triângulos. Observe, como exemplo, na mensagem do renderizador o2c, enquanto está em andamento o processo é "triangularizando...".

Ao traçar um polígono com múltiplas arestas o próprio sistema garante a coplanaridade. Mas, quando você precisa explodir um polígono (ou uma placa) que tenha um vão no seu interior o sistema toma algumas precauções matemáticas e reduz toda a superfície deste polígono em triângulos. No entanto as arestas internas ficam ocultas porque o sistema trata essas como partes da mesma superfície original.

Se você precisa renderizar objetos que pertençam a uma mesma superfície (ou mesmo plano), é aqui que você vai usar o comando Origem da Textura situado no menu Vistas.

Assim, todos os objetos atendidos por aquela origem irão respeitar a mesma textura e seus múltiplos.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Miguel
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Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
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Arthur Emmanuel



Registrado: 31/08/06
Mensagens: 352

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Caros Miguel e Antonio,

O problema não está na geometria do DataCAD, mas na questão do mapeamento de textura. Indicar a origem por exemplo da textura para um único ponto de cada triângulo em um ponto fixo que sirva para todos mantém a textura estilhaçada. Por enquanto, o o2c no DataCAD não tem mapeamento separado em x, y e z, cilíndrico, esférico ou UV, que resolveriam de imediato para curvas mais complexas.

Com as ferramentas atuais, tomemos o exemplo da rede de dormir da galeria de Antonio. Podemos fazer a modelagem para a textura sem precisar importar um modelo 3D mapeado de outro programa.

Converta a malha em polígonos. Não aplique textura sobre o material, apenas importe o Bitmap diretamente no DataCAD, copie quantos forem necessários para cobrir a rede, outra maneira é já ter a imagem completa de uma rede e aplicá-la na tela sem precisar copiar várias. Use a ferramenta faca 3D para modificar campos de cores no desenho da textura com as linhas se baseando na figura da textura como quem coloca um papel transparente para cobrir o desenho. Resultado: temos se aplicado um shade, a textura desenhada no modelo da rede.

Toque final: use textura de tecido de uma cor base para aplicar a cada faixa de cor da rede. Para o caso específico da rede basta considerar que pelos eixos longitudinal e transversal, podemos dividí-la em quatro partes, então somente modelar um quarto da rede e depois simplesmente espelhá-la pelos dois eixos. Com essa idéia, somente fazemos 25% do trabalho.
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Humberto Silva



Registrado: 29/08/06
Mensagens: 67
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Miguel Palaoro escreveu:
...Se você precisa renderizar objetos que pertençam a uma mesma superfície (ou mesmo plano), é aqui que você vai usar o comando Origem da Textura situado no menu Vistas.

Assim, todos os objetos atendidos por aquela origem irão respeitar a mesma textura e seus múltiplos.


Aqui estão alguns exemplos de tipos de Renderização:

Neste primeiro exemplo fiz o desenho simples de uma imagem com origem da textura e outra sem origem definida.


Agora busquei na internet uma imagem do planeta e inseri numa esfera, reparem que nos ajustes de renderização marquei a opção "Aplica textura como Reflexão".


Com este ajuste ligado consegui esse efeito na esfera.


E este é um exemplo de textura de reflexão partindo de uma textura de tecido.

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Humberto Silva - Técnico em Edificações
Porto Alegre, RS
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Arthur Emmanuel



Registrado: 31/08/06
Mensagens: 352

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Humberto,

Com o globo terrestre funcionou a textura razoavelmente para a sua criativa idéia de mapa de reflexão. Mesmo assim não é possível observar todos os continentes de um único ponto de vista em um globo normal. Uma inteligente solução aproximativa.

Percebeu que não se tem regularidade com a textura do tecido?


Editado pela última vez por Arthur Emmanuel em Sáb Out 20, 2007 8:36 am; num total de 1 vez
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Miguel Palaoro
Administrador do Forum
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Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Out 20, 2007 8:08 am    Assunto: Responder com citação

Arthur Emmanuel escreveu:
...não se tem regularidade com a textura do tecido?

Arthur,

Me pareceu que o foco do Humberto foi suscitar pistas para a exploração de opções que funcionam, ao invés de tentar justificar as que não funcionam.
No trabalho sempre haverá momentos em que você precisa usar seus recursos para mostrar ao cliente a idéia. E a solução do tecido na rede do Ciffoni está perfeita, assim como o globo do Humberto. Quem disse que o tecido da rede precisa ser um xadrez de tabuleiro de damas ?

Não seria o caso de levantar outras soluções que podem produzir resultados interessantes usando a criatividade de cada um ?

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS


Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Seg Out 22, 2007 6:34 pm; num total de 1 vez
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Arthur Emmanuel



Registrado: 31/08/06
Mensagens: 352

MensagemEnviada: Sáb Out 20, 2007 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Se precisar ser como um tabuleiro de xadrez sobre uma superfície curva, então o mais viável para a maioria dos programas é contar com um recurso de mapeamento de imagens mais abrangente, partiremos então de uma solução mais genérica e criativa para um desempenho mais eficiente e útil.

No caso específico do DataCAD, o poderoso recurso da faca 3d para delimitar cores pode garantir uma visão mais fiel para o modelo da rede com o padrão mais regular.

O CAD de preferência deve ter precisão e controle em suas linhas 2D aos seus recursos de apresentação.
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Humberto Silva



Registrado: 29/08/06
Mensagens: 67
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MensagemEnviada: Seg Out 22, 2007 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

Arthur Emmanuel,

O proposito do DataCAD, não é ser um software para renderização. Tem como objetivo principal reduzir o tempo de desenho do projeto, e ter uma apresentação que mostre para o cliente uma prévia do que irá ser executado. Para apresentações com recursos mais elaborados existem outros softwares.
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Humberto Silva - Técnico em Edificações
Porto Alegre, RS
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